Jaraguá do Sul

Bairro Rau entra no rol dos mais infestados com mosquitos da dengue

O boletim do dia 17 apontou ainda a existência de 36 casos suspeitos e um confirmado

22/02/2023

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul atualizou o boletim da dengue e mostra que o mapa dos focos de proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti) está mudando. Nas últimas semanas o maior número de focos se concentrava no Centro, Vila Nova e Ilha da Figueira. Agora é o bairro Rau que lidera, com 44 focos.

O boletim do dia 17 apontou ainda a existência de 36 casos suspeitos e um confirmado. Outros 11 casos estão sendo investigados e 24 foram descartados/negativos. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, Dalton Fischer, explicou que no início do ano essas oscilações são normais, em função do trabalho de campo das equipes.

O último levantamento apontava 408 focos do Aedes aegypti no Município. Focos são concentrações de larvas do mosquito transmissor encontradas em recipientes com água parada podendo ser em pratinhos de vasos de plantas, plantas aquáticas, ralos, tampinhas de garrafa, bromélias, pneus, calhas e em armadilhas instaladas pela equipe de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

A cada foco encontrado é delimitado um raio de 300 metros onde se visita imóvel por imóvel, alertando sobre a presença do mosquito naquela localidade. O setor entende que a população que está dentro do raio do foco precisa estar informada da circulação do mosquito naquele local e, assim, entender a importância dos cuidados de não permitir que o mosquito tenha ambiente para se reproduzir e como deverão se proteger.

Dalton Fischer, relembra que a situação no município – a exemplo do que está ocorrendo em todo o Estado – ainda preocupa. “Por isso a necessidade de criar novas estratégias para sensibilizar os munícipes em relação à eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue”, aponta.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Notícias relacionadas

x