Cidade de SC recebe a primeira autorização do país para operação de voos comerciais de balão
Foto: Divulgação/Portal de Turismo de Praia Grande
A cidade de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, se destacou por ser a primeira do país a aderir ao processo de regularização exigido pela ANAC. Agora, também é pioneira ao ter empresas habilitadas a operar voos de balonismo comercial, tornando-se referência em segurança e organização no setor.
A autorização foi emitida oficialmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e representa um novo capítulo para a prática do balonismo no Brasil, especialmente em um momento de maior vigilância após o acidente que vitimou oito pessoas na região, em junho deste ano.
Balonismo passa por novas exigências de segurança
De acordo com a ANAC, as empresas autorizadas precisaram cumprir uma série de requisitos para garantir a segurança dos voos. Entre eles, a obrigatoriedade de vistoria técnica feita por engenheiro aeronáutico, uso de equipamentos como altímetro, extintor e sistema de desinflação rápida, além da necessidade de licença específica para os pilotos.
Antes de cada decolagem, as empresas também devem consultar dados meteorológicos oficiais e elaborar uma análise de risco, garantindo que as condições são seguras para o voo.
A Prefeitura de Praia Grande informou que cumpriu todas as responsabilidades exigidas pela primeira etapa da regulamentação, como o cadastro das operadoras, autorização das áreas de decolagem e apoio à fiscalização. A cidade também instalou um ponto de atendimento no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), para orientar visitantes sobre as empresas regularizadas.
Até o momento, seguem suspensas as atividades de empresas que ainda não concluíram a adaptação de suas aeronaves ou não atenderam todos os critérios exigidos pela agência.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
O pioneirismo de Santa Catarina na regulamentação do balonismo comercial pode gerar efeitos positivos em várias frentes: aumenta a segurança de quem pratica ou consome o turismo de aventura, fortalece a imagem do estado como destino confiável e pode inspirar outras regiões a seguir o mesmo caminho.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.