Corupá

Banana da Região de Corupá obteve registro de IG em 2018

O INPI concedeu no dia 28 de agosto de 2018, o registro de Indicação Geográfica (IG)

09/12/2021

Por

O INPI concedeu no dia 28 de agosto de 2018, o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie denominação de origem (DO), para o produto “Banana da Região de Corupá”. A IG foi concedida em nome da Associação dos Bananicultores da Região de Corupá (Asbanco).

Com uma área de abrangência de 857,3 km2, distribuídos pelos municípios de Schroeder, Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento do Sul, a Região de Corupá produz a banana do subgrupo Cavendish, que guarda relação com o meio geográfico, apresentando valores médios da relação ao grau Brix por acidez % superiores aos de outras variedades da fruta.

Resulta disso uma de suas principais características qualitativas: o sabor doce mais pronunciado aliado a uma menor acidez. A Região de Corupá possui inúmeras famílias rurais que se beneficiam da produção das bananas em um ambiente único e inigualável, não apenas pelas peculiaridades de clima e de relevo, mas também pelo saber-fazer, pelas tradições e culturas locais. Produzir banana é uma atividade emblemática na região e o produto está presente na agricultura, nas festas e eventos locais, na arquitetura, no artesanato e no lazer.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x