Banco BMG vai devolver valores cobrados indevidamente de aposentados
INSS acerta com BMG devolução de R$ 7 mi a aposentados.
O INSS firmou um acordo com o Banco BMG para corrigir irregularidades na oferta de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. A medida garante o ressarcimento de mais de R$ 7 milhões para cerca de 100 mil beneficiários e melhorias nos processos de contratação.
Medidas incluem videochamadas e limite de crédito
Entre as exigências do termo está a adoção obrigatória de videochamadas nas contratações, para registrar a concordância dos segurados e esclarecer dúvidas. O banco terá até 90 dias para implantar o sistema, que se aplicará a agências próprias e correspondentes.
O limite máximo de crédito será ajustado para 1,6 vez o valor do benefício, conforme norma do INSS.
Fim da venda casada e mais proteção aos dados
O BMG deverá suspender a venda de seguros ou outros produtos atrelados ao empréstimo e se comprometeu a reduzir o volume de reclamações, melhorar a transparência e garantir que os dados pessoais dos beneficiários não sejam compartilhados sem autorização.
Como isso impacta sua vida?
O acordo também amplia a segurança para futuras contratações e combate práticas abusivas que afetam especialmente os mais vulneráveis.
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.