Brasil

Bancos de sangue fazem campanha para aumentar doações e salvar vidas

Ontem (14) foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

15/06/2022

Por

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e não prejudica a saúde do doador. Ontem (14) foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nos primeiros cinco meses de 2022, aproximadamente 60.531 pessoas se candidataram à doação de sangue em Santa Catarina. Destas, 50.100 efetivaram a doação. “Com as baixas temperaturas o estoque de sangue também cai, mas quem precisa de sangue não pode esperar a primavera chegar. O sangue é essencial o ano todo! Neste momento precisamos mais dos tipos A e O, positivo e negativo. A doação é um seguro de cidadania e solidariedade. No site do Hemosc estão as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimentos”, destaca Patrícia Carsten, diretora-geral do Hemosc.

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos de idade precisam de ter autorização formal e estar acompanhados dos pais e/ou responsável legal), ter mais de 50kg e estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados.

Os intervalos entre as doações devem ser de 90 dias para as mulheres, podendo realizar três em um ano; e de 60 dias para os homens, com quatro doações ao longo de 12 meses. A doação pode ser feita em hemocentros de todo o Estado. Em Jaraguá do Sul existe um posto de coleta de sangue no Hospital São José.

Santa Catarina necessita atualmente de maior estoque de sangue O+, O-, A+ e B. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que os bancos de sangue estejam em uma situação confortável, é preciso que entre 3% a 5% da população de um país faça doação de sangue voluntária.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), esse percentual é de 1,9%. O Banco de Sangue de Jaraguá do Sul funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h30, quarta-feira das 12h às 16h e sábados, das 7h às 11h30. O telefone para contato é 3055-0454.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x