Estadual

Barragem e touca térmica são demandas levadas a deputado estadual

A demanda foi apresentada pelo vereador Gadotti

09/11/2021

Por

Barragem e touca térmica são demandas levadas a deputado estadual

Banco de imagens JDV

Os vereadores Nina Santin Camello e Osmair Gadotti tiveram encontro na semana passada com o deputado Vicente Caropreso para tratar de demandas da região e do município. O encontro ocorreu no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa, onde Vicente garantiu apoio na busca por recursos para financiar o estudo técnico sobre os impactos da Barragem de Guaramirim no ecossistema da bacia do Rio Itapocu.

A demanda foi apresentada pelo vereador Gadotti. Com custo estimado em R$ 460 mil, o estudo é fundamental para definir o futuro da barragem, que é apontada como responsável pela maior parte dos alagamentos registrados na cidade de Guaramirim e pela diminuição de peixes no rio, já que a represa é um grande obstáculo para várias espécies que realizam a piracema para desovar a seu montante.

Outro ponto discutido no encontro foram ações para humanizar o tratamento do câncer. A vereadora Nina apresentou pedido de apoio para aquisição da “touca térmica”, equipamento que diminui a queda de cabelo em mulheres que fazem tratamento contra o câncer.

O equipamento, que pode atender até duas pacientes de forma simultânea, tem custo superior a R$ 200 mil.  Ele diminui os danos que o medicamento causa no folículo capilar ao reduzir em alguns graus de temperatura do couro cabeludo antes, durante e após a administração da quimioterapia.

Conforme a vereadora, a queda do cabelo compromete a autoestima das mulheres evidenciando a doença.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x