Buscar
Editorias
Dono da camisa 5 da seleção nos anos 50 a 60, ele foi um dos protagonistas do bicampeonato mundial do Brasil em 1959 e 1963
Foto: Rômulo Simões/COB
Um dos maiores nomes do basquete mundial, o brasileiro Wlamir Marques morreu nesta terça-feira (18), aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Magiore, em São Paulo, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. O Diabo Loiro, dono da camisa cinco da seleção, foi um dos protagonistas da equipe que conquistou o bicampeonato mundial da modalidade em 1959 e 1963, além de duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Roma 1960 e Tóquio 1964.
Wlamir era considerado um jogador completo, tanto que atuou em todas as posições dentro da quadra: pivô, ala e armador. Ele também combinou seu talento a uma técnica que o tornou um atleta versátil dotado de uma velocidade acima da média, sua última aparição pública havia sido em fevereiro de 2024. Na ocasião, ele foi homenageado com uma miniatura realista sua. A obra foi apresentada antes de Brasil x Paraguai, pelas Eliminatórias da AmeriCup em 2025.
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp