Geral

Beatificação de Dom Albino Luciani confirmado para setembro, em Roma

Albino Luciani tem ligações familiares com o Brasil, particularmente Santa Catarina

05/01/2022

Por

Beatificação de Dom Albino Luciani confirmado para setembro, em Roma

Divulgação

A Igreja Católica vai contar com um novo santo, Albino Luciani, o Papa João Paulo I, que ficou no trono de São Pedro por apenas 34 dias. Ele será beatificado no dia 4 de setembro de 2022, no Vaticano. A data foi divulgada na semana do natal e trouxe alegria para os católicos, que há muito tempo esperam a sua ascensão aos altares. Ficou conhecido como o Papa do Sorriso.

Albino Luciani tem ligações familiares com o Brasil, particularmente Santa Catarina, da antiga Colônia Luiz Alves, para onde vieram centenas de imigrantes do Vêneto, particularmente das montanhas de Belluno, sua origem. A região deve mandar representantes para o ato de beatificação, em Roma. Existem muitos parentes diretos e indiretos residentes em SC.

A Chiesetta Alpina, de Jaraguá do Sul, é dedicada a ele, como homenagem à fé dos imigrantes. O monumento lembra o Cristo dos Alpes, região onde nasceu em 17 de outubro de 1912, em Canale D’Agordo. O seu primeiro milagre já foi reconhecido pelo Papa Francisco – é uma criança argentina -, que autorizou à Congregação das Causas dos Santos a promulgar o decreto sobre a cura milagrosa atribuída à intercessão de João Paulo I.

(Foto: Arquivo/JDV)

O Papa Francisco assinou o decreto de reconhecimento das virtudes heroicas de João Paulo I em 9 de novembro de 2017, o que significa que, depois de uma detalhada investigação da sua vida e dos seus escritos, constatou-se que ele viveu em grau heroico as virtudes teologais da fé, esperança e caridade. E humildade como era o seu brasão papal.

A próxima fase rumo aos altares é a beatificação, com a comprovação do primeiro milagre realizado mediante a sua intercessão. Um segundo milagre será necessário para que, finalmente, ele seja canonizado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x