Geral

Beneficiários do Bolsa Família não precisam de recadastramento para receber Auxílio Brasil em Jaraguá

A migração dessas famílias para o PAB aconteceu de forma automática

21/01/2022

Por

Beneficiários do Bolsa Família não precisam de recadastramento para receber Auxílio Brasil em Jaraguá

Divulgação PMJS

A secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul informam que as famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam realizar nenhum cadastro prévio para receber os benefícios do Programa Auxílio Brasil (PAB). A migração dessas famílias para o PAB aconteceu de forma automática.

No município, em janeiro de 2022, o programa incluiu 728 novas famílias, totalizando 2.440 famílias beneficiadas.

O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

Para ser selecionada a família precisa estar com o Cadastro Único atualizado dentro do prazo de 24 meses. Com perfil e cadastro desatualizados a família não será selecionada e este pode ser um dos motivos de muitas famílias permanecerem fora do programa.

O secretário municipal de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, lembra que as condicionalidades continuam existindo da mesma forma lógica que do PBF (Programa Bolsa Família). “Lembrando que toda seleção é automatizada e impessoal, ou seja, o Município não tem como intervir nesta ação exclusiva do Governo Federal, também referente ao pagamento do benefício não há intervenção do Município, pois o agente pagador é a Caixa Econômica Federal”, diz ele.

“No entanto, destacamos que as famílias podem receber via cartão do antigo programa Bolsa Família, cartão cidadão, CX Tem, Poupança Digital, mesmo assim, havendo qualquer dificuldade o responsável familiar deve procurar uma das agências”, orienta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x