Cultura

Bicentenário da Independência e a Semana da Arte Moderna

Em homenagem ao bicentenário da Independência, o Festival apresenta na noite desta quinta-feira (27), o concerto composto por Dom Pedro primeiro em 1820 “Abertura para Independência no Brasil”

27/01/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Bicentenário da Independência e a Semana da Arte Moderna

Camila Silveira Rosa

O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), está transitando entre o bicentenário da Independência e a Semana da Arte Moderna, mesclando instrumentos em duas afinações – barroca e colonial.

Com ensaios todos os dias, os músicos se dividem entre grupos, quartetos e duetos para ensaiar suas partes e garantir que ninguém sairá da afinação original da composição da peça.

Em homenagem ao bicentenário da Independência, o Festival apresenta na noite desta quinta-feira (27), o concerto composto por Dom Pedro primeiro em 1820 “Abertura para Independência no Brasil”. É o Concerto de Gala do Femusc.

Um gostinho do lado musical do imperador brasileiro e rei de Portugal, que tocava clarinete, fagote e violoncelo, foi ouvida na abertura do festival com o “Hino da Independência” que foi executado no piano por Fábio Leite e cantado pelo barítono Günther Connan Theilacker.

E assim como na abertura, as obras serão tocadas em réplicas de instrumentos antigos cujas afinações são as mesmas da composição.

Além disso, o Femusckinho, que é o programa infantil do Femusc para crianças de seis a 12 anos, fará uma apresentação especial com os alunos do festival.  Já a apresentação só dos pequenos, acontece às 11 horas no próximo sábado (29), no grande teatro da Scar.

E como o festival-escola transita pelos dois marcos brasileiros, o programa de Música Popular Brasileira (MPB), através de seus professores, celebram a Semana da Arte Moderna de 22. A apresentação da Noite de Gala será transmitida ao vivo pelo canal do FEMUSC no YouTube: https://www.youtube.com/user/institutofemusc

Nesta sexta-feira (28), penúltimo dia de Femusc, o público poderá contemplar a série de shows de MPB às 18h30; recitais de câmara às 19h30 e no grande concerto As Bodas de Fígaro, de Mozart.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x