Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Black Friday e a necessidade de melhores dados para os e-commerces
Saiba o que é a Black Friday e como se preparar para a chegada dessa importante data. Confira com a Base.com como fazer uma boa coleta de dados!
29/10/2024
Para os e-commerces terem sucesso na Black Friday, o uso de dados é uma das principais maneiras de analisar as demandas de potenciais clientes e o que é aguardado por eles. As exigências em compras aumentaram com o passar dos anos, e as marcas precisam corresponder a todas as expectativas dos consumidores para lucrarem muito em 2024.
O acontecimento previsto para o dia 29 de novembro de 2024, sexta-feira, pode movimentar R$7,6 bilhões neste ano, 10% a mais do que em 2023. Com a pesquisa feita pela Opinion Box com divulgação da CNDL, foi descoberto que 55% dos brasileiros pretendem comprar na data, enquanto outros 43% querem gastar mais do que no ano passado.
O que é a Black Friday?
De tradução literal, sexta-feira negra, a Black Friday é uma data comercial que ocorre no Brasil desde 2011, foi apresentada inicialmente pelo portal Busca Descontos. Após se popularizar no país, o seu crescimento e popularização foram surpreendentes, devido aos recordes batidos ano após ano, por promoções exclusivas e redução de preços em milhares de produtos.
Importância da Black Friday para os e-commerces
Anualmente, a Black Friday movimenta bilhões de reais no Brasil, além de auxiliar na expansividade do mercado eletrônico. Os e-commerces, quando bem preparados, conseguem concretizar boas vendas, faturar mais do que o previsto e até mesmo fidelizar clientes, com menos desafios, caso pratiquem bons preços e ofereçam bom atendimento.
Desafios enfrentados pelos e-commerces durante a Black Friday
Os e-commerces passam por alguns desafios durante a Black Friday que atrapalham no aumento de vendas e na conquista de mais clientes. Isso se dá tanto pela falta do desenvolvimento de estratégias eficientes, como pela falta de benefícios extras nas compras. Entenda quais são os problemas:
- Altas taxas de concorrência;
- Aumento na demanda e problemas de estoque;
- Expectativas dos consumidores.
É muito comum que a concorrência inove anualmente para se manter forte e desbancar os outros e-commerces. Portanto, para se fortalecer e deixar as outras marcas para trás, você tem a possibilidade de verificar o que elas estão fazendo para 2024 na Black Friday e se preparar para inovar com descontos ainda melhores.
A importância de dados para estratégias de vendas
Analisar o comportamento do consumidor te auxilia a entender o que ele procura, e o quanto está disposto a gastar com as compras de Black Friday, o que só é possível pela análise de dados. Colete dados relevantes sobre produtos pesquisados, preferências e demandas, e realize a segmentação com base nessas informações.
Com os dados necessários à disposição, você deve se reunir com a sua equipe de marketing e vendas para desenvolver estratégias eficientes, a fim de chamar atenção dos clientes potenciais. Você também pode optar por seguir as 4 fases de vendas, que incluem o ato de encontrar leads, conquistá-los, mantê-los ativos e vender cada vez mais, mesmo quando se tornarem clientes.
Ferramentas de análise de dados para e-commerces
Ferramentas de análise de dados auxiliam as integrações para e-commerce na verificação de informações relevantes, que auxiliam na elaboração de boas estratégias. Existem algumas opções que podem ser selecionadas para utilizar e facilitar o seu trabalho e o da sua equipe durante a Black Friday, como:
- Google Analytics;
- Plataformas de CRM;
- Softwares de automação de marketing.
Em relação à automação de marketing, atualmente você tem a praticidade de conferir todas as informações que precisa em segundos e em um mesmo painel. Com a Base.com, você realiza o gerenciamento de pedidos, produtos, marketplace, envios, e tem a praticidade de automatizar o fluxo de trabalho para reduzir o tempo de processamento das compras e não realizar mais atividades repetitivas.
Dicas para melhorar a coleta de dados antes da Black Friday
Com a aproximação da Black Friday, você deve aprimorar a coleta de dados do seu e-commerce para se preparar adequadamente para a data. A intenção é melhorar as vendas e chegar a um amplo número de clientes – o que pode ser feito da seguinte forma para ter a chance de atingir os resultados esperados:
- Incentivar feedback dos clientes;
- Utilizar testes A/B;
- Monitorar métricas em tempo real.
No caso de obtenção dos feedbacks, você deve inserir em sua loja um espaço próprio para comentários serem enviados, assim como as avaliações referentes à qualidade do produto e agilidade na entrega. Com essas informações, você consegue ter compreensão a respeito da opinião do seu público, e vai conseguir implementar possíveis mudanças antes do dia 29 de novembro, sexta-feira.
A Base.com possui todas as soluções de automação que você pode precisar para incluir em seu e-commerce e poder tornar esta Black Friday uma data marcante. Gerencie o seu negócio, acompanhe as saídas de produtos, alterações de status e período de envio das mercadorias até os clientes em um mesmo sistema!
Quer saber mais sobre “Inauguração da Praça Húngara na manhã de sábado, 26 de outubro, foi um acontecimento histórico para Jaraguá do Sul” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline