Geral

Bombas de combustíveis terão certificação digital

O mecanismo vai evitar fraudes no abastecimento e garantir a qualidade do produto

12/12/2019

Por

Bombas de combustíveis terão certificação digital

As bombas de combustíveis terão mais segurança a partir desses mês de dezembro, quando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) passa a aprovar apenas novos modelos de medidores que tenham certificação digital. O mecanismo vai evitar fraudes no abastecimento e garantir a qualidade do produto.

Rudinei Floriano, presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), esclarece que a aprovação de novos modelos de bombas medidoras não significa a troca imediata de todos os equipamentos disponíveis atualmente no mercado. “Isso será feito de forma gradativa, em função da data de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos”. CONTRA FRAUDES – As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor.

O Inmetro observou que muitas fraudes aconteciam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. “Com esse sistema de certificação digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”, explica o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro, Edísio Alves Júnior. Para o Imetro-SC, à medida que os postos comecem a efetuar a substituição das bombas por equipamentos com certificação digital, os consumidores irão procurar as bombas mais confiáveis. “Quem tiver uma bomba mais segura, terá um atrativo maior para o consumidor”, argumenta Floriano.

Notícias relacionadas

x