Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!
Bombeiros de Santa Catarina reforçam combate às queimadas no Pantanal
Equipes enfrentam cenário crítico no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no Mato Grosso do Sul
09/09/2024
Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensificam o combate às queimadas no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. No último sábado, dia 7, uma equipe de 10 bombeiros foi deslocada para Naviraí, ao sul do estado, enquanto outra equipe permanece em Aquidauana, onde as operações continuam.
Os bombeiros catarinenses agora atuam no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, uma área de 73 mil hectares. A região enfrenta uma situação alarmante com diversos focos de incêndio ainda ativos, agravada pela seca e difícil acesso devido ao terreno alagado e à vegetação densa.
“O cenário que encontramos aqui no Parque é extremamente crítico. A extensão da área, somada às frentes de fogo que chegam a 30 quilômetros, torna inviável o combate direto. Por isso, estamos adotando estratégias de contra-fogo, com o objetivo de evitar que as chamas avancem em direção às fazendas e causem ainda mais destruição a esse ambiente de fauna e flora tão rica”, afirmou o comandante da operação, capitão Ricardo Bianchi.
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, especialista em combate a incêndios florestais, está equipada com seis caminhonetes e utiliza drones para monitorar os focos de incêndio. A seca severa no Pantanal, associada à redução das áreas alagadas, aumenta a complexidade das operações, que devem continuar por tempo indeterminado.
Agência de Notícias SECOM
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline