Botão do Pânico levou 100 agressores à prisão em SC este ano; veja como funciona!
Foto: Divulgação/Polícia Militar de Santa Catarina
Santa Catarina é um estado pioneiro quando se fala em combate à violência contra a mulher, a Polícia Militar desenvolve diversos programas e campanhas para a conscientização da população sobre o assunto. Um deles é o Botão do Pânico, que foi responsável, em 2025, por ajudar a PM a prender mais de 100 agressores em flagrante.
O recurso, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, já está nas mãos de cerca de 14 mil mulheres catarinenses. O botão permite acionar rapidamente a Polícia Militar em emergências, e está disponível para as mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina.
Impacto direto na segurança das mulheres
Em 2024, o recurso foi usado 935 vezes e 25.055 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica foram feitos por meio de visitas preventivas. Já em 2025, até agosto, o número chegou a 512 acionamentos e mais de 10 mil visitas.
A Rede Catarina de Proteção à Mulher, programa da PM que coordena a iniciativa, atua na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, com foco no acompanhamento de mulheres com Medidas Protetivas de Urgência, além de campanhas nas redes sociais que alcançam mulheres de todo o estado.
Como funciona o botão de emergência
Primeiro, é preciso ter o aplicativo PMSC Cidadão baixado no seu celular, o app é gratuito para celulares Android e iOS. Após o download concluído, você pode encontrar o Botão do Pânico no topo da tela do aplicativo e, com apenas um clique, enviar um alerta direto para as guarnições da PM mais próximas, além de poder conversar com a polícia através do aplicativo.
Conteúdos em alta
Segundo a capitão Karla Medeiros, coordenadora estadual do programa, “o trabalho realizado pela equipe do Rede Catarina ajuda na prevenção efetiva e na conscientização de que a denúncia é necessária para garantir a segurança de quem vive sobre algum tipo de ambiente agressivo”.

Como isso impacta sua vida?
Para quem mora em Santa Catarina, especialmente mulheres em situação de risco, o Botão do Pânico representa um avanço na proteção e na resposta rápida contra agressores. A tecnologia, aliada ao trabalho da PMSC, dá mais segurança, coragem para denunciar e esperança para mulheres vítimas de agressão.
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.