Geral

Brasil registra mais de 1,5 mil pessoas com nome “Noel” e “Jesus”

Levantamento realizado pela proScore apurou alguns nomes relacionados com o Natal

25/12/2021

Por

Brasil registra mais de 1,5 mil pessoas com nome “Noel” e “Jesus”

Reprodução

O Natal é um feriado religioso cristão comemorado sempre em 25 de dezembro ou em 7 de janeiro para os cristãos ortodoxos. A data marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Não dá para tocar no assunto sem falar em Papai Noel, o Bom Velhinho. Ele surgiu como São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, atualmente na Turquia. Ele presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro, e virou o símbolo da tradicional festa em várias partes do mundo.

Agora, você sabia que no Brasil existem registros de 328 pessoas com o nome de “Noel” e que vieram ao mundo exatamente no dia 25 de dezembro? São 99 que nasceram antes de 1950, mas não se sabe quantas ainda estão vivas. Já na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, foram registrados 162 brasileiros batizados de Noel.

Levantamento realizado pela proScore apurou alguns nomes relacionados com o Natal. Além de Noel, são Natalina, Natalino, Natalia, Natal, Natanael, Nascimento, Natalícia, Jesus e Ângela.

Como aconteceu com “Noel”, o nome “Natal” também deixou de ser utilizado com o passar do tempo. São no total, 5.886 nascidos em 25 de dezembro. Os brasileiros batizados com o nome “Natal” e que nasceram na véspera da data religiosa somam 1.231 no total.

Natalia é o nome campeão que se mantém há décadas

O nome campeão e que segue firme sendo utilizado há décadas é “Natalia”. Ao contrário dos outros, ele segue oscilando um pouco, mas bastante utilizado. No País, existem 14.595, nascidas em 25 de dezembro. No dia 24, são 6.711, com maior registro também entre 90 e 99, com 2.851.

“É uma tendência que nomes que foram muito usados no passado percam o impacto e deixem de ser adotados. Como as origens deles são normalmente cristãs, o aparecimento de outras religiões muda as referências. A única exceção é Natalia que segue firme e muito usado durante décadas”, disse Mellissa Penteado, fundadora e CEO da proScore.

Agora, o maior homenageado no Natal, “Jesus” teve seu nome reduzido nas certidões de nascimento com a sequência dos anos. O Brasil tem 1.282 registros no dia 25 de dezembro. No dia 24, são 494. Antes da década de 1950, eram 134, e hoje, são oito “Jesus” (nascidos de véspera) andando por aí.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x