Cultura

Brasília vai sediar campeonato de quadrilhas juninas

Vinte e dois estados, além do Distrito Federal, participarão da 7ª edição do campeonato de quadrilhas

26/06/2019

Por

Brasília vai sediar campeonato de quadrilhas juninas

A capital do Brasil será a capital dos festejos de São João fora de época. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, Brasília vai sediar o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, também conhecido como Brasileirão de Quadrilhas. Vinte e dois estados, além do Distrito Federal, participarão da 7ª edição do torneio que ocorrerá em Samambaia, uma das regiões administrativas mais populosas do DF.

A expectativa é que até 10 mil pessoas assistam ao campeonato. “Brasília é uma referência forte em festa junina. Tem um estilo bem próprio de dançar. É bem caipira, é bem interessante”, atesta Michael Helry da Silva, presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, Conaqj. Segundo ele, a cidade construída por candangos vindos especialmente do Nordeste “herdou o amor pelos festejos juninos”.

Até hoje, 59 anos após a inauguração, metade dos imigrantes (49,88%) de Brasília é oriunds dos estados do Nordeste, especialmente da Bahia (143 mil pessoas), do Piauí (137 mil) e do Maranhão (136 mil), conforme os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (2018), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Os dados populacionais não computam, porém, os filhos dos imigrantes que hoje passam a animar as quadrilhas juninas da capital.

Fonte: EBC

 

Notícias relacionadas

x