Especial

Hoje é o dia mundial da cachaça, destilado mais consumido no Brasil

Cachaça é um destilado 100% brasileiro que provêm exclusivamente da cana-de-açúcar. É uma bebida nobre, que agrada a diversas camadas sociais, ainda sendo vendida em dose, seja em bares nas periferias ou em restaurantes e cachaçarias

13/09/2024

A cachaça, também conhecida como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha, é um destilado 100% brasileiro que provêm exclusivamente da cana-de-açúcar, com a graduação alcoólica entre 38% e 48% em volume. Trata-se de uma bebida nobre, que agrada a diversas camadas sociais, ainda sendo vendida em dose, seja em bares nas periferias ou em restaurantes e cachaçarias. Dada a importância dessa bebida tanto para o País quanto para a nossa cultura, no dia 13 de setembro é celebrado o Dia da Cachaça. A data foi criada em 2009, pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

 

A cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil? Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25% artesanal.
Além disso, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil consome quase toda a produção de cachaça, ou seja, apenas cerca de 1% a 2% é exportado, o equivalente a 2,5 milhões de litros. Neste caso, os principais países compradores são Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

 

cachaça

Imagem Andreza Perraro

 

 

Atualmente, existem mais de 4 mil marcas no mercado brasileiro. E no início de 2023 foi lançada a mais cara do mundo aqui no Brasil. O valor de venda é de US$ 180 mil, o equivalente a quase R$ 1 milhão.

 

Os antigos engenhos não existem mais, mas o negócio prospera, com novos empreendimentos que não fabricam apenas a cachaça, mas também transformam em produtos, como licores, principalmente. Um dos exemplos é o Alambique Luchetta, no Braço Direito, em Massaranduba.

 

O proprietário Sérgio Luchetta, bancário por mais de duas décadas, abriu o negócio e vem ganhando mercado, agregando valores ao produto, especialmente com a fabricação de licores.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x