Jaraguá do Sul

Câmara cria a Escola do Legislativo e homenageia ex-vereador Balduino

A estrutura organizacional será formada por vereadores, ou servidores efetivos com escolaridade superior (faculdade).

28/07/2023

Com a justificativa de criar relevante programa de aperfeiçoamento no Poder Legislativo de Jaraguá do Sul, os vereadores Osmair Gadotti, Ronnie Lux e Luís Fernando Almeida, apresentaram projeto de lei que foi à votação na sessão de ontem (27), no Centro Empresarial (Cejas), criando a Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino no âmbito da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

Entre os objetivos está o oferecimento aos vereadores e servidores da Câmara de suporte conceitual e treinamento nas áreas legislativa, organizacional e da administração pública, a complementação dos estudos em todos os níveis de escolaridade, qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-legislativo

Também estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada às atividades desenvolvidas pela Câmara, promover a realização de seminários e ciclos de palestras, programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, coordenar e executar os programas e ações institucionais como o Programa Alunos no Legislativo, Programa Câmara Mirim, Programa Câmara Aberta, Programa Permanente de Visitação ao Legislativo e outros que forem instituídos.

Outra finalidade é desenvolver as ações do Memorial da Câmara e incentivar a realização, a elaboração e o desenvolvimento de projetos na área da história e memória política do município de Jaraguá do Sul, além de manter uma Biblioteca Legislativa com um banco de informações e referências bibliográficas que tratem de questões e assuntos atinentes à política e à legislação brasileira.

A Escola do Legislativo ficará subordinada à Mesa Diretora da Câmara Municipal, possuindo autonomia organizativa, pedagógica e didática no planejamento, na execução e na avaliação de seus programas e atividades.

A estrutura organizacional será formada por vereadores, ou servidores efetivos com escolaridade superior (faculdade).

Legado de Balduino Raulino é reconhecido pelo Poder Legislativo

 

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul levará o nome do professor e vereador Balduino Raulino, falecido no dia 6 de abril, aos 78 anos. Como o JDV registrou, “Balduino construiu uma grande história em Jaraguá do Sul como educador, mas realizou também um excepcional trabalho na cultura, no esporte e no turismo enquanto secretário municipal, da mesma forma na política, como vereador”.

Ele exerceu a presidência da Câmara Municipal de 31 de dezembro de 1989 a 31 de dezembro de 1990. Ele também foi um dos idealizadores da Schützenfest e incentivador da criação de associações étnicas representativas, em especial a húngara.

A indicação como patrono da Escola do Legislativo é um reconhecimento pelo legado que deixou na comunidade de Jaraguá do Sul.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x