Geral

Câmara de Massaranduba marca sessão solene para celebrar os 10 anos do gemellaggio

A Câmara de Vereadores de Massaranduba fará no dia 27 de novembro

25/11/2021

Por

Câmara de Massaranduba marca sessão solene para celebrar os 10 anos do gemellaggio

F.J.Brugnago

A Câmara de Vereadores de Massaranduba fará no dia 27 de novembro (sábado), às 15h, sessão solene em homenagem aos 10 anos da assinatura oficial do gemellaggio com as cidades irmã de Cencenighe Agordino, San Tomazo Agordino, Vallada Agordina, Canale D’Agordo e Falcade, do Vale do Bois, que ficam no coração das manhas dolomitas, em Belluno, Norte da Itália.

Dessas cidades partiram a maior parte dos imigrantes italianos que vieram para a Colônia Luiz Alves e que colonizaram as terras altas do que hoje é Massaranduba, subindo pelo Braço Direito ocupando lotes em regiões conhecidas como Braço Seco, 2º Braço, 3º Braço, 7 de Janeiro, Bracinho, Santa Luzia e outros.

O proponente da homenagem, com apoio dos colegas, é o vereador Selésio Zapelini. A reaproximação de parentes, separados por um século, acendeu o interesse pelo gemellaggio. Em junho de 2006, uma comitiva de massaranduba, com dois representantes do legislativo – Abilo Zanotti e Almir Trevisani – foram à Itália para a assinatura do protocolo de intenções com as cinco cidades incrustradas nas montanhas dolomitas.

Dois anos depois uma comitiva italiana veio a Massaranduba para oficializar a intenção de cidades-irmãs, em solenidade havida na Casa da Juventude. E em 1º de setembro de 2011, uma grande delegação, boa parte de Massaranduba, participaram do ato oficial em Cencenighe Agordino, com o objetivo da realização do intercâmbio econômico, cultural e ambiental entre si.

Foi um acontecimento memorável. No mesmo ano um grupo de italianos veio prestigiar a comemoração dos 50 anos do município de Massaranduba, durante solenidade no Salão Atiradores.

Agora no dia 27 é a sessão comemorativa. Vai iniciar às 15h porque será transmitida pelas redes sociais e será acompanhada também na Itália pelos envolvidos no gemellaggio. Lá já será noite.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x