Jaraguá do Sul

Caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças é sábado

Caminhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’ foi remarcada para o dia 25

24/05/2024

A caminhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’, promovida nacionalmente e que chama atenção para o enfrentamento dessa temática, marcada para o dia 18, foi remarcada para sábado (25), às 9h, com concentração às 8h30min defronte o Museu da Paz e chegada na Praça Ângelo Piazera.

 

A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS e Prefeitura/Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul. A violência sexual é uma violação de direitos, através do abuso ou da exploração do corpo de crianças e adolescentes para atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica e ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

 

Caminhada

Caminhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’ foi remarcada para o dia 25

 

O abuso sexual ocorre quando há a prática de qualquer ato de natureza sexual, enquanto a exploração é caracterizada pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a finalidade de lucro, seja financeiro ou de outra espécie.

 

O objetivo da caminnhada é sensibilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento à violência sexual contra o público infanto-juvenil. O mote deste ano é “Quebre o ciclo da violência”. Outra importante mobilização é o “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

 

Em 2023, uma resolução do Conanda recomendou a utilização da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.

 

Dados alarmantes mostram que a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

 

 

Ação também será realizada no CRAS Ribeirão Cavalo

 

 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cléria Demathé Bressan – Ribeirão Cavalo, da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e da UBS José Abílio Machado, da Secretaria de Saúde, promoverá no sábado (25) uma ação comunitária alusiva ao tema Maio Laranja, que aborda ações de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

A iniciativa vai ocorrer a partir das 9h no CRAS Ribeirão Cavalo e contará com vários parceiros, além de demais serviços da Assistência Social, como Família Acolhedora e CREAS. Também haverá atualização do CadÚnico (mediante agendamento), solicitação da Carteira do Autista, vacinação e pesagem na UBS do bairro e brinquedos infláveis.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x