Saúde

Caminhada de conscientização marca o Dia Mundial do AVC

Em função da importância do assunto, neste mês a atenção é focada no tema e no sábado (19), haverá uma caminhada pelas ruas centrais de Jaraguá do Sul, com concentração às 8h30min na Praça Ângelo Piazera e uma hora depois, o início

18/10/2019

Por

Caminhada de conscientização marca o Dia Mundial do AVC

Na data de 29 de outubro é comemorada o Dia Mundial do AVC, doença que já é a segunda causa de morte no mundo e a primeira que causa incapacidade. Conforme a Rede Brasil AVC, a cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC (Acidente Vascular Cerbral) no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC. Em função da importância do assunto, neste mês a atenção é focada no tema e no sábado (19), haverá uma caminhada pelas ruas centrais de Jaraguá do Sul, com concentração às 8h30min na Praça Ângelo Piazera e uma hora depois, o início.

A realização é do Hospital São José. O trecho a ser percorrido é parte da Marechal Deodoro, Guilherme Weege e Reinoldo Rau, retornando à Praça. Na unidade de AVC do HSJ, os pacientes possuem acesso à informação, reabilitação e suporte para melhorar a sua condição e qualidade de vida, realizam exames para investigar o tipo e a causa do AVC para o tratamento apropriado evitando assim complicações.

Tudo isso acompanhado por uma equipe multidisciplinar, constituída por enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutica, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, além dos neurologistas Dr. Pedro Augusto Koneski Weiss e Dr. Henrique Diegoli. Até agosto deste ano, foram atendidos 248 pacientes com suspeita de AVC, sendo que 148 casos foram confirmados (53% mulheres e 47% homens). Tratando-se de faixa etária, 30% dos casos foram pacientes de 71 a 80 anos, 27% de 61 a 70 e 18% 91 anos ou mais. A caminhada de sábado é aberta para todos.

Notícias relacionadas

x