Municípios da região realizam Caminhada do Setembro Amarelo
Caminhada Setembro Amarelo 2025 - Prefeitura de São João do Itaperiú
Barra velha, Massaranduba e São João do Itaperiú realizaram ato de conscientização sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. Atividade integra a Campanha Municipal de Prevenção em Saúde Mental.

Em ato conjunto, Barra Velha e São João do Itaperiú se uniram em caminhada na quarta-feira (10), na cidade litorânea, já Massaranduba se mobilizou no centro da cidade, também na quarta-feira. Com caminhadas pelas ruas, escolas e espaços públicos, os municípios reforçaram a importância do diálogo sobre saúde mental e da rede de apoio comunitária.
Caminhada em Massaranduba
A concentração foi em frente à Prefeitura Municipal, com destino ao Pavilhão de Esportes, onde os participantes foram recebidos com atividades de alongamento, apresentações artísticas e uma conversa sobre a importância do cuidado com a vida e com a saúde mental.
Lançada em agosto com o slogan “Cuidar de si mesmo é um ato de coragem”, a iniciativa faz parte da Campanha Municipal de Prevenção em Saúde Mental e Valorização à Vida. A mobilização envolve escolas, APAE, Estratégia Saúde da Família (ESF), e-Multi, Assistência Social, Conselho Tutelar e Secretaria de Educação, o que demonstra a união em prol da causa.
Caminhada conjunta entre Barra Velha e São João do Itaperíu
A caminhada de conscientização contra o suicídio, dentro da campanha nacional do Setembro Amarelo, com o tema “Agir Salva Vidas”, reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, autoridades e comunidade, chamando atenção para a importância da prevenção do suicídio e da valorização da vida.
Conteúdos em alta
“👉 Falar é um ato de coragem,
👉 Escutar é um ato de amor”, postou Barra Velha em sua redes sociais.
A Secretária da Saúde de São João do Itaperiú, Sabrina da Silveira, comentou sobre a mobilização: “Nossa intenção é mostrar à população que ela não está sozinha. A presença dos profissionais de saúde é a prova de que estamos preparados para acolher as pessoas em sofrimento emocional. A participação da comunidade é essencial nessa rede de apoio, e eventos como este fortalecem os vínculos sociais e mostram que pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.”
O atendimento de saúde mental na região é fortalecido pela parceria entre São João do Itaperiú e Barra Velha, que compartilham os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), voltado para pacientes com dependência química e transtornos mentais.
Como isso impacta sua vida?
Ao realizarem ações semelhantes, os municípios do Vale do Itapocu demonstram engajamento conjunto na campanha, reforçando a necessidade de unir esforços para enfrentar um tema delicado que impacta famílias e comunidades inteiras. O Setembro Amarelo é um momento de ampliar os diálogos sobre saúde mental. Ações como as caminhadas em Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú mostram que há apoio disponível, espaços de diálogo e iniciativas que podem salvar vidas dentro da nossa própria região.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.