Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Campanha alerta para a segurança do trânsito e redução de acidentes
A campanha aborda a importância do uso do cinto de segurança, da atenção ao trânsito com atitudes que podem diminuir os riscos
19/09/2023
Entre os dias 18 e 25 de setembro Santa Catarina vai conhecer a campanha promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), para a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro. A campanha, que tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”, vai ser veiculada nas rádios e televisões de Santa Catarina como meio de conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.
De acordo com o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, a campanha tem como objetivo sensibilizar a todos com uma abordagem mais próxima dos cidadãos. “Optamos por uma campanha mais leve, com animação. No rádio usamos crianças para falar de assunto sério como as infrações de trânsito. É um jeito diferente de comunicar o que pode ser a diferença entre a vida e a morte no trânsito. Esse é o compromisso do Detran com Santa Catarina e com a população, alertar para que tenhamos um trânsito mais seguro, mas sempre lembrando que a responsabilidade é de todos nós”, afirma o presidente Kennedy.
A campanha aborda a importância do uso do cinto de segurança, da atenção ao trânsito com atitudes que podem diminuir os riscos como não usar o celular, manter distância de segurança dos demais veículos, prestar atenção à sinalização, entre outras. Dados como os sinistros (acidentes) de trânsito também foram usados para ilustrar a campanha.
Somente em 2022 foram registrados 203.204 sinistros que resultaram em 2.097 mortes (dados do Detran/SC, da Polícia Rodoviária Federal e do Renaest – Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). De janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, foram 138.298 sinistros com o registro de 1.031 mortes.
Ação educativa na praça chama a responsabilidade coletiva
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.
Em Jaraguá do Sul haverá uma ação educativa liderada pelo Movimento Marcha do Silêncio, na Praça Ângelo Piazera, com a parceria da Prefeitura e das Polícias Civil e Militar, entre 8h e meio dia, com a presença da mascote Pequeno Cidadão e distribuição de folderes, camisetas, guloseimas e brindes.
A coordenadora do Marcha do Silêncio, Sueli Mader, explica que no local haverá um veículo acidentado com faixa chamando a atenção da sociedade sobre a sua responsabilidade para com o trânsito. “Queremos no sábado envolver famílias, em especial as crianças, para a necessidade de mudança de comportamento no trânsito”.
Sueli lamenta que apesar das campanhas, pouco muda porque ao invés de a sociedade chamar a responsabilidade para si, ela terceiriza, transfere para um terceiro.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital