Campanha eleitoral: mais de 4 Mil denúncias já foram registradas no Aplicativo Pardal
Versão atualizada do app já está disponível para download e inclui novas funcionalidades para denúncia de irregularidades nas campanhas
O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu mais de 4 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular somente no primeiro fim de semana de campanha. Em Santa Catarina foram 434 denúncias registradas até o momento.

O maior volume de denúncias, foi relacionado à propaganda irregular de candidatos ao cargo de vereador. A campanha eleitoral deste ano teve início na sexta-feira (16), e o aplicativo já se mostrou uma ferramenta essencial para o acompanhamento da legalidade das campanhas.
Conteúdos em alta
Denúncias em Santa Catarina e na Região do Vale do Itapocu
Conforme relatório do Pardal Web, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, as cidades do Vale do Itapocu que tiveram registros de denúncias de propaganda eleitoral irregular, até o momento, são: Jaraguá do Sul com 2 denúncias e Schroeder com um total de 19 denúncias.
Santa Catarina registrou um total de 434 denúncias, sendo que as cidades com maior número de registros até o momento são: Porto União com 30 denúncias, Gaspar com 25, Agrolândia com 20, Indaial e Itajai com 19 denúncias.
Sobre o aplicativo
Além das funcionalidades já conhecidas, a versão 2024 do Pardal traz como principal novidade a possibilidade de denunciar desvios em campanhas realizadas na internet. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Portaria nº 662/2024, regulamentando o uso do Pardal para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular. A ferramenta está disponível tanto na versão móvel, para smartphones e tablets, quanto na versão web e no Pardal ADM, voltado para o gerenciamento das denúncias.
O Pardal é exclusivo para queixas relacionadas a propagandas eleitorais. Para outros tipos de denúncias, como crimes eleitorais ou desinformação, o aplicativo direciona os usuários para o Ministério Público Eleitoral ou para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Além disso, denúncias de desinformação podem ser feitas através do SOS Voto, pelo número 1491.
Para mais informações e acesso aos relatórios acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Cristiane Marcelino
Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa