Saúde

Campanha intensifica sensibilização para o combate ao HIV/Aids em Jaraguá do Sul

Na quarta-feira, profissionais de saúde se reuniram no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)

03/12/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul iniciou no dia 1º de dezembro a intensificação da divulgação sobre os serviços oferecidos no município relacionados à testagem, acolhimento e tratamento de pessoas com HIV. Na quarta-feira, profissionais de saúde se reuniram no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), anexo ao Pama, no Czerniewicz, para fazer uma foto da equipe reunida.

São profissionais da área de psicologia, assistência social, medicina, enfermagem, técnico de enfermagem, farmácia, recepção, todos os que trabalham diariamente com o HIV, seus pacientes, os remédios que tomam, o acompanhamento que têm. Também, iniciou nesta semana uma campanha de conscientização por meio das redes sociais da Prefeitura e dos meios de comunicação da região.

O secretário de Saúde Alceu Moretti explica que a data é importante tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes e para toda a sociedade. “Os números não deixam mentir. O vírus continua circulando entre nós. Os cuidados precisam continuar, como o uso de preservativo”, destaca Moretti. Atualmente mais de mil pessoas fazem tratamento contra a Aids no município, sendo que 61 delas são novos casos detectados apenas neste ano.

Todas as unidades de saúde de Jaraguá têm o teste rápido para HIV. É possível, também, pedir para o médico que inclua o teste HIV em seu check-up anual. Ou, ainda, ir diretamente ao Serviço de Atendimento Especializado, anexo ao Pama. O número de pessoas chegando já doentes ao SAE chama a atenção. Quanto mais cedo se inicia o tratamento contra a Aids, mais qualidade de vida terá o paciente. Além do teste para HIV são distribuídos gratuitamente cerca de 40 mil preservativos todos os meses, em dezenas de locais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x