Campo Alegre recebe autora premiada para oficina literária gratuita; veja quem e como participar!

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Para os jaraguaenses que amam escrita e literatura, poucos quilômetros os separam de uma oficina literária especial que vai acontecer em Campo Alegre no fim de semana.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A escritora Vanessa Passos, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura, estará na cidade neste domingo (29), para um encontro especial com leitura, conversa e oficina de escrita criativa gratuita em meio à natureza. A programação acontece no espaço cultural Feitos no Bosque, localizado no bairro Bateias de Baixo.

O evento integra o 3º Encontro do Clube Leia no Bosque, projeto apoiado pelo edital PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), e contará com a participação da autora do premiado romance “A Filha Primitiva”. Além do bate-papo sobre sua obra, Vanessa Passos vai conduzir a oficina “Processos de Criação Literária: Escrita, corpo & memória”, aberta ao público.
“É uma oportunidade muito especial de ter um contato direto com uma escritora reconhecida nacionalmente, talentosa, dedicada e, ao mesmo tempo, muito acessível. Além disso, vamos poder participar de uma oficina de escrita com ela, uma chance rara de trocar experiências e refletir sobre o que carregamos dentro de nós e como transformar isso em palavras”, destaca a agente cultural Cristiane Bonezzi.
Inscreva-se para participar!
A programação tem início às 14h, com o bate-papo sobre “A Filha Primitiva”, seguido da oficina das 16h às 18h. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em leitura e escrita. As inscrições podem ser feitas pelo link: formulário de inscrição.

O encontro também integra a 1ª FLICA – Festa Literária de Campo Alegre e o Festival de Inverno da cidade, cuja programação principal ocorre entre os dias 4 e 6 de julho.
Sobre a autora
Vanessa Passos é doutora em Literatura (UFC), pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS) e líder da maior comunidade de escritoras com voz ativa em mais de 13 países. Seu romance “A Filha Primitiva” foi sucesso de público e crítica, ganhando prêmios importantes e sendo adaptado para o cinema. Em 2024, teve seu livro de contos “A Mulher Mais Amada do Mundo” traduzido para o espanhol.
Como isso impacta sua vida?
Participar de eventos como esse é uma forma de se conectar com a literatura de forma acessível e inspiradora. Para quem mora no Norte Catarinense, é uma ótima oportunidade de dialogar com uma autora premiada, refletir sobre o processo criativo e desenvolver habilidades de escrita em um ambiente acolhedor e gratuito.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.