Uso medicinal da cannabis é aprovada na Comissão de Saúde da Alesc
Canabidiol (CBD) em medicamentos poderá ser aprovado pelo governo do Estado para tratamento de pacientes
13/09/2024
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou relatório apresentado pelo deputado Vicente Caropreso favorável ao projeto de lei que trata do fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol (CBD) pelo governo do Estado para tratamento de pacientes. A reunião do colegiado aconteceu na quarta-feira (11). O relatório do parlamentar não limita doenças a serem tratadas com medicamentos à base de cannabis, desde que a prescrição seja baseada em critérios médicos e científicos.
O deputado apresentou um substitutivo global alterando diversos pontos da proposta original, de autoria da deputada Paulinha. Conforme o texto aprovado pela Comissão de Saúde, o projeto de lei criará Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de cannabis com foco no diagnóstico e tratamento de pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia científica.
“Há um clamor, uma necessidade urgente de normatização do uso medicinal da cannabis, especialmente do canabidiol”, frisou o deputado.
A nova redação garante ao médico a prescrição do medicamento sem restrições de doenças a serem tratadas com remédios à base de cannabis. A proposta original restringia o fornecimento gratuito do canabidiol a um rol de poucas de doenças.
Durante a exposição do seu relatório, Vicente destacou que consultou especialistas, artigos científicos, matérias jornalísticas e viajou a Brasília, onde se encontrou com a senadora Mara Gabrilli, autora de um projeto de lei de teor semelhante.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline