Corupá

Capital da Banana de Santa Catarina vai receber o sinal digital de TV

Um mês após abertura de edital público, a Fase 2 do Digitaliza Brasil alcança resultados expressivos

12/01/2022

Por

Capital da Banana de Santa Catarina vai receber o sinal digital de TV

Agência Brasil

Um mês após abertura de edital público, a Fase 2 do Digitaliza Brasil alcança resultados expressivos: 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão ao programa, efetuado pelo Ministério das Comunicações (MCom). Essa etapa compreende municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O prazo para as demais prefeituras manifestarem interesse encerra no dia 21 de janeiro. O formulário está disponível na página do MCom.

Com a solicitação de adesão ao Digitaliza Brasil, brasileiros de 340 localidades que, nesse momento, só contam com acesso à TV analógica estão bem próximos de entrar na era digital. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acentua que o programa representa “inclusão social”. “Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante das inovações tecnológicas e nós estamos mudando essa realidade. Até dezembro deste ano, nenhum município mais vai assistir televisão analógica”, aponta. Com essa iniciativa, o MCom vai levar sinal digital a 1.638 cidades.

Além da manifestação de interesse por parte das prefeituras, é preciso que emissoras prestadoras do serviço de radiodifusão também solicitem adesão ao programa dentro do prazo previsto no edital. Dessa forma, será possível garantir que a população tenha acesso aos conteúdos por meio da tecnologia digital.

O MCom disponibilizou 975 canais para os municípios da Fase 2 e, até o momento, entidades manifestaram interesse em 898 – o que corresponde a 92% do total de canais. A infraestrutura para transmissão digital em cada cidade será compartilhada e localidades que, atualmente, contam com apenas uma única emissora, poderão ter até oito.

CONTEMPLADAS – Terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV, na Fase 2 do programa, dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados. Dentre as cidades em Santa Catarina está Corupá, única da região.

Máquina danifica equipamentos na instalação da torre digital

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura lançou nota ontem explicando o incidente ocorrido no Morro da Antena, em Corupá, quando uma máquina que realizava a preparação do terreno para instalação da torre que fornecerá o sinal de TV Digital, acabou involuntariamente afetando outros equipamentos existentes no local. Segundo a nota:

  • Técnicos estão trabalhando no local para restabelecer o quanto antes o sinal de telefonia celular e de internet das empresas afetadas.
  • O executivo municipal, representado pelo prefeito, em exercício, Claudio Finta, está oferecendo todo o apoio necessário a fim de que os serviços sejam restaurados no menor tempo possível.
  • A Prefeitura Municipal de Corupá pede desculpas pelo transtorno involuntário e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x