Esportes

Capital do Arroz será sede do estadual de bocha paralímpica

A competição será realizada de 19 a 21 de agosto

18/08/2022

Por

A quadra coberta da Escola Araci Duarte, no Guarani-Mirim, é o local de realização neste final de semana da segunda etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica 2022, realização da Apae e do Circuito, com apoio da Prefeitura de Massaranduba e Revitacentri.

A competição será realizada de 19 a 21 de agosto. O dia 19 é reservado para recepção dos atletas e delegações e no dia 20, sábado, às 8h, a cerimônia de abertura e após as competições que seguem até o final da tarde e continuam no domingo, encerrando com a premiação.

A bocha paralímpica consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.

Os atletas são classificados em 4 classes distintas, chamadas de BC1, BC2, BC3 e BC4, o termo BC significa, Boccia Classification (Classificação da Bocha) e suas numerações referem-se a um determinado grau de comprometimento motor por parte do participante

Para jogar, o atleta utiliza uma quadra de piso liso e marcações específicas, seis bolas vermelhas, seis bolas azuis e uma bola branca. O objetivo principal do jogo é jogar as bolas coloridas o mais perto possível da bola branca.

Qualquer pessoa que utilize cadeira de rodas pode praticar a modalidade. A bocha é um dos poucos esportes em que homens e mulheres podem competir juntos e pode ser praticado de forma recreativa, competitiva e até como atividade física educativa, se tornando um dos esportes mais inclusivos da competição.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x