Santa Catarina

Capivaras ‘curtem praia’ e são flagradas nadando no mar em Florianópolis

As capivaras foram vistas ‘de boa’ na areia e no mar

26/01/2023

Por

Capivaras foram vistas ‘curtindo a praia’ no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Os animais foram vistos no local na última segunda-feira (23) e nesta quarta-feira (25). A presença do grupo de capivaras na areia chamou a atenção de um morador.

É possível ver, nas imagens, pelo menos, três animais nadando no mar. A Prefeitura de Florianópolis foi procurada e informou que vai verificar com os técnicos do meio ambiente se é comum a presença da espécie na região.

Veja o vídeo

Vídeo: @felipeszterling / cedido ao SCC10

O biólogo Jackson Preuss explica que as capivaras têm preferência por água doce, mas que são excelentes nadadoras. “Elas têm sido vistas em água salgada, como o mar, lagoa, salobras, principalmente porque elas podem viver próximo a regiões oceânicas”, detalha.

O especialista diz que também por não ser um ambiente de preferência, os animais podem chegar até o mar por terem se perdido. “Elas vão em acabam aparecendo nesses locais, em busca de alimento ou até mesmo em deslocamento que acabam se perdendo” e entrando nesses locais”, detalha.

O biólogo Christian Raboch lembra que, mesmo nadando muito bem, no mar, a maré e ondas pode dificultar o natação das capivaras. A espécie pode ter chegado ao mar pelo rio, em busca de alimento, mas se engana quem acha que, por estar no mar, elas comem peixes. Raboch destaca que elas são herbívoras, comem plantas e gramíneas. Ele recomenda que, caso veja capivaras no mar, chame os órgãos competentes do meio ambienteCapivaras ‘curtem praia’ e são flagradas nadando no mar em Florianópolis.

Notícias relacionadas

x