Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Carnaval pode atrasar salários? Entenda quando será o pagamento em março
Com feriado e datas alongadas, quinto dia útil pode mudar e afetar pagamento de trabalhadores e aposentados
25/02/2025
O carnaval de 2025 ocorrerá no início de março e pode impactar o pagamento de salários e benefícios do INSS. A preocupação dos trabalhadores do setor privado e dos aposentados é se os depósitos serão adiados por conta do feriado.
Os beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo terão o pagamento iniciado em 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS. No dia 1º de março, um sábado, os depósitos serão interrompidos e retomados no dia 6, seguindo até 12 de março.
Para aqueles que ganham acima de um salário mínimo, os pagamentos serão feitos entre os dias 6 e 12 de março, tornando-se o mês com o cronograma mais alongado do ano.
Empresas podem atrasar salários?
No setor privado, o pagamento dos salários deve ser feito até o quinto dia útil do mês, o que gerou dúvidas entre os trabalhadores devido ao carnaval. No entanto, o advogado trabalhista Solon Tepedino esclarece que a data não é feriado nacional e que apenas a Terça-Feira de Carnaval (4 de março) é oficialmente considerada feriado em algumas cidades.
“Para o pagamento, a contagem correta de dias úteis é de segunda a sábado. E ele deve ser computado até o quinto dia útil. Portanto, caso o quinto dia caia em domingos ou feriados, ele tem que ser antecipado para um dia antes do dia útil anterior”, explica Tepedino, ressaltando que o sábado é considerado dia útil para o calendário de pagamento.
Nas cidades onde o carnaval não é feriado, o quinto dia útil será em 6 de março. Já onde há feriado municipal, o pagamento pode ser feito até 7 de março. Mesmo que algumas empresas optem por conceder ponto facultativo na segunda-feira, isso não altera a contagem dos dias úteis.
INSS terá atendimento suspenso durante o carnaval
As agências do INSS estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março e funcionarão apenas a partir das 14h do dia 5. Durante esse período, os serviços podem ser acessados pelo site, aplicativo ou telefone 135. No dia 6 de março, o atendimento será normalizado.
A recomendação dos especialistas é que os trabalhadores fiquem atentos às datas e, sempre que possível, programem-se financeiramente para eventuais atrasos nos depósitos.
*Com informações de O Globo
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Projeto inovador promete transformar o mercado imobiliário em SC com moradia por assinatura
Você moraria por assinatura, como faz com Netflix ou Spotify? Essa é a proposta ousada de um empreendimento em construção no coração de Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Apostando em um modelo habitacional completamente fora dos padrões tradicionais, o projeto promete mudar a forma como se vive — e investe…
Universidade de Brasília oferecerá curso focado em criptomoedas
A adoção de criptomoedas no Brasil cresceu tanto ao ponto de instituições de ensino começarem a incorporar o tema em suas grades curriculares. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, anunciou a criação de uma disciplina dedicada ao estudo do Bitcoin e de sua tecnologia subjacente, a blockchain. Essa iniciativa…
Regulamentação cripto no Brasil: Em que estamos e o que devemos esperar
A discussão sobre a regulamentação dos criptoativos no Brasil está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, especialmente após a conclusão das Consultas Públicas do Banco Central (CP 109, 110 e 111). Essas consultas visam estabelecer diretrizes para empresas que lidam com criptomoedas, tokens, stablecoins e outros…
Pagando Impostos sobre Cripto no Brasil em 2025
Dia após dia, as criptomoedas continuam ganhando popularidade no Brasil. Em vez das opções tradicionais como imóveis ou contas de poupança, cada vez mais pessoas estão investindo em ativos digitais como Bitcoin, Ethereum e Solana. Solana hoje é amplamente reconhecida e valorizada por suas taxas baixas e transações rápidas, o…
Café nas Alturas: impacto deve durar pelo menos 4 anos
Aprecie com moderação: o preço do café no mundo já subiu quase 40% e a alta deve persistir por pelo menos quatro anos. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que destaca os impactos da crise climática e dos…