Geral

Carteira de trabalho física está com os dias contados

A emissão de carteira de trabalho em papel só será feita até o ano que vem e, ainda, só em dois casos: emprego em órgão público e emprego por meio de instituição internacional (dois casos em que os empregadores não informam os dados no sistema e-social)

05/10/2019

Por

Carteira de trabalho física está com os dias contados

A emissão de carteira de trabalho em papel só será feita até o ano que vem e, ainda, só em dois casos: emprego em órgão público e emprego por meio de instituição internacional (dois casos em que os empregadores não informam os dados no sistema e-social). Conforme legislação federal, os registros de trabalho devem ser feitos on-line por meio do CPF do trabalhador e não mais por meio do número do PIS e da Carteira de Trabalho. Será muito mais fácil acompanhar as “anotações” de emprego, como salário, promoções, férias, 13º salário, entre outras. Basta acessar o site do e-social ou ter o aplicativo no celular. Para ser admitido em uma empresa não é mais necessário o número da CTPS.

Aumenta a colocação no mercado de trabalho

No período de 1º de janeiro a 30 de setembro, o Posto do Sine/SC captou 1.172 vagas de vagas, contra 1.026 no mesmo período do ano passado e 894, em 2017. Foram colocados no mercado de trabalho, este ano, 587 trabalhadores, contra 488 em 2018 e 297 entre janeiro e setembro de 2017. A requisição do seguro desemprego recuou. Este ano, até setembro, foram 5.456 e nos nove primeiros meses do ano passado, 5.925. De janeiro a setembro de 2017 foram 5.477 requisições.

Notícias relacionadas

x