Estadual

Cartilha Voz Única apresenta as principais demandas de SC, por região

A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados

03/08/2022

Por

Cartilha Voz Única apresenta as principais demandas de SC, por região

Divulgação/Facisc

Um diagnóstico das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado, a cartilha Voz Única foi apresentada na quarta-feira (27) para lideranças empresariais, políticas e convidados.

“Somos apartidários, mas temos responsabilidade política, mas com vozes unidas e mãos dadas queremos contribuir com informações para juntos construirmos uma SC cada vez mais competitiva e produtiva”, declarou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

A assessora da presidência, Carina Casanova, apresentou a dinâmica de construção do documento, que reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina e traz mais de 700 demandas levantadas pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e pelas Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação.

Das demandas, 60 serão priorizadas e acompanhadas de perto pela Federação e as associações nas regiões. As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio a segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro a educação, com 7,39%.

Em sua quarta edição, este ano a cartilha traz como novidade o monitoramento e acompanhamento de cada pleito que deverá ser realizado por meio de um aplicativo para que todos possam ter acesso e acompanhar o andamento das demandas.

Infraestrutura e segurança são as maiores prioridades no Norte do Estado

No mês de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. A ideia é que os candidatos possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.

Após as eleições e a posse dos eleitos, a Facisc vai realizar o monitoramento dos pleitos. A região Norte da Facisc, que reúne 13 municípios, com população de 1,1 milhão de habitantes, 59,7 mil empresas, 95,7 mil empresários individuais com 325,2 mil empregos diretos e PIB estimado em R$ 61,2 bilhões, também apresentou propostas aos candidatos.

São elas: Aceleração das obras de duplicação da BR-280 desde a cidade de São Francisco do Sul até Jaraguá; realização do Contorno Ferroviário, para a retirada das linhas férreas da região urbana nas cidades de Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul, quadruplicar a BR 101 ou construir uma rodovia paralela no trecho Norte entre os municípios de Garuva a Florianópolis para diluir o tráfego de veículos automotores.

Outras demandas prioritárias são a atualização anual das tabelas de alíquotas para enquadramento de empresas optantes pelo Simples Nacional; aumento do efetivo, melhoria da infraestrutura de Segurança Pública e aumento na quantidade de equipamentos e viaturas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x