Geral

Casarões históricos estão sendo restaurados em Jaraguá do Sul

Esses exemplares fazem parte do patrimônio histórico edificado – edital de apoio a projetos culturais

14/10/2021

Quem circula pela região da Estrada Garibaldi, em Jaraguá do Sul, percebe obra no telhado de um belíssimo exemplar do casarão que faz parte do patrimônio histórico municipal e que em sua primeira etapa recebeu R$ 42 mil do Edital de Concurso 005/2018, da prefeitura/secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. É a Casa Milbratz. O edital contemplou, também, com o mesmo valor, o restauro da casa construída em enxaimel de Wigando Meier, a residência de Wilhelm Guenther e a Casa Mann, por meio de proponentes.

Esses exemplares fazem parte do patrimônio histórico edificado – edital de apoio a projetos culturais. Foram vários projetos contemplados, em áreas diversas, no montante de R$ 392.599,64, boa parte finalizados, ou em fase de finalização.

A restauração desses imóveis guarda parte da memória e da história de Jaraguá do Sul. Pela lei 1854/94, edificações típicas ou de valor histórico podem sofrer processo de tombamento compulsório, quando é de interesse da comunidade; ou voluntário, solicitado pelo proprietário. Uma vez tombado, o imóvel continua sendo dos proprietários, não se alterando o direito de propriedade, podendo ser vendido, alugado ou cedido, desde que não alteradas as suas características físicas.

Outra vantagem é a possibilidade de participação de editais para obter recursos para sua restauração e manutenção, seguindo critérios de preservação do estilo arquitetônico original. Outro aspecto econômico importante é a isenção tributária municipal sobre o imóvel. O tombamento também não é algo imutável, como acreditam muitas pessoas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x