Caso autóctone de dengue confirmado acende o alerta em Guaramirim
Caso autóctone de dengue confirmado acende o alerta em Guaramirim. Foi contraído dentro do município: os vetores do mosquito Aedes aegypti estão ativos
11/02/2025
Caso autóctone de dengue confirmado acende o alerta em Guaramirim – A confirmação do primeiro caso autóctone de dengue em Guaramirim, anunciada na semana passada, acendeu o sinal de alerta. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é uma criança de três anos, residente no bairro Jacu-Açu, que se encontra estável clinicamente. O caso foi contraído dentro do município, indicando que os vetores do mosquito Aedes aegypti estão ativos e exigem cuidados redobrados da população.
Até quinta-feira (6), Guaramirim havia registrado 66 novos focos do mosquito. Os bairros com focos são Imigrantes, Nova Esperança, Amizade, Avaí, Ilha da Figueira, Corticeira e Centro.
divulgação
A secretária de Saúde, Cristiane Wille, destaca que este caso de transmissão local serve como um alerta para toda a população. “Precisamos intensificar a limpeza nas residências para reduzir os focos e a circulação dos mosquitos”, afirma.
Tatiane Carsten, responsável pela investigação dos casos suspeitos no setor de Zoonoses, reforça a importância do combate diário à dengue. Ela pede que os moradores dediquem pelo menos dez minutos por dia na prevenção. “Todos precisam fazer sua parte. Durante as inspeções, é essencial que prestem atenção em locais frequentemente esquecidos, como calhas, grades de bebedouro e o reservatório de água atrás da geladeira”, explica.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital