Santa Catarina | 11/08/2025 | Atualizado em: 11/08/25 ás 13:01

A história do catarinense que perdeu a memória e se apaixonou pela esposa de novo

PUBLICIDADE
A história do catarinense que perdeu a memória e se apaixonou pela esposa de novo

Raphael Campos internado recebe abraço da esposa | Foto: Reprodução/Instagram @jessicamartendaldesouza

O catarinense Raphael Campos e a esposa, Jéssica de Souza, vivem nos Estados Unidos e protagonizam uma história digna de ser comparada com o enredo do filme “Como se Fosse a Primeira Vez”. Em 2022, Raphael foi atropelado, sofreu traumatismo craniano e perdeu completamente as memórias dos últimos 20 anos, inclusive do relacionamento com a esposa. Durante a recuperação, ele acabou se apaixonando por ela novamente, reconstruindo o casamento do zero.

Raphael, natural de São José, e Jéssica, de Florianópolis, moram há oito anos em Norwood, Massachusetts. Antes, viveram quatro anos em Curitiba. A vida do casal mudou em 2022, quando Raphael foi atropelado enquanto passeava com os cachorros Puppy Maria e Popo James Jr.

O impacto causou uma lista extensa de lesões: hemorragias internas e no cérebro, múltiplas fraturas no rosto, coluna e membros, traumatismo cranioencefálico, paralisia parcial no lado direito do corpo e perda de 50% da visão em cada olho. Foram 45 dias internado, dez deles em coma, com chance de sobrevivência inferior a 10%, segundo os médicos.

Raphael e Jéssica juntos na saída do hospital nos EUA
Jéssica esteve ao lado do marido em todos os momentos | Foto: Reprodução/Instagram @jessicamartendaldesouza

A vida antes do acidente ficou no passado

Quando acordou, Raphael lembrava apenas de fragmentos da infância e adolescência. Tudo que havia vivido desde então, incluindo a vida em Curitiba e a mudança para os EUA, foi apagado. Ele não reconheceu Jéssica como esposa, acreditava que fosse uma enfermeira ou colega de casa. Filho único, usava ligações para a mãe no Brasil para tentar entender quem era aquela mulher com quem dividia o lar.

Quatro meses após voltar para casa, Raphael reuniu coragem para perguntar diretamente a Jéssica quem ela era. Ele reveleu em entrevista para o portal ND+, que ao ouvir que era sua esposa, reagiu com surpresa e bom humor, e não acreditou que Jéssica era sua mulher, por achar ela bonita demais.

Com o tempo, o cuidado e a presença constante dela reacenderam sentimentos. Raphael chegou a dizer que havia se apaixonado pela “enfermeira”, até entender que era sua própria mulher.

Apesar de conseguirem passear e ter uma rotina mais próxima do normal, Raphael vive com afasia, que dificulta a comunicação e compreensão de emoções e opiniões diferentes. Ele também perdeu a independência: não pode dirigir ou trabalhar e precisa de acompanhamento médico semanal com psiquiatra, fonoaudióloga e outros especialistas.

Uma nova relação

Para Jéssica, amar novamente foi uma escolha consciente. No início, ela tentava mostrar fotos e lembranças, mas as reações eram frustrantes: Raphael chorava ou se irritava. Participar de grupos de apoio a ajudou a lidar com a nova personalidade do marido e aceitar que comparações com o “Rapha de antes” não seriam justas.

Ela hoje concilia a vida de groomer (tosadora) com passeios em parques, zoológicos e museus ao lado dele. Enquanto ela trabalha, Raphael lê por cerca de uma hora, joga no computador e caminha com os cachorros, sempre usando uma pulseira com o endereço para o caso de se perder.

Raphael mantém uma rotina de jogos como Tibia e Magic, que também servem como fisioterapia para o lado direito do corpo. A familiaridade com o jogo mais antigo, que conhecia desde 2004, ajudou na readaptação.

Raphael e Jéssica posam abraçados em parque nos Estados Unidos
Casal revisita lugares que costumavam ir | Foto: Reprodução/Instagram @jessicamartendaldesouza

Vídeo viral que emocionou a internet

A história ganhou ainda mais visibilidade quando um vídeo postado por Jéssica no Instagram (@jessicamartendaldesouza) viralizou. Nas imagens, Raphael aparece chorando ao conseguir lembrar a letra de “Casinha”, do cantor Armandinho, uma música marcante da infância. O registro emocionou milhares de pessoas e já ultrapassa 2 milhões de visualizações na rede social.

Como isso impacta sua vida?

A história de Raphael e Jéssica mostra que vínculos podem ser reconstruídos mesmo após perdas irreversíveis. É um exemplo de resiliência e amor que supera barreiras físicas e emocionais. Para quem enfrenta mudanças drásticas, o caso lembra que recomeços são possíveis.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br