Jaraguá do Sul

Celebração marca os 150 anos da imigração italiana na Chiesetta Alpina

Celebração marca os 150 anos da imigração italiana na Chiesetta Alpina. Dia 21 de fevereiro de 1874. No Estado do Espírito Santo, 386 italianos de origem trentina e vêneta chegaram a bordo do navio La Sofia

13/06/2024

Celebração marca os 150 anos da imigração italiana na Chiesetta Alpina. Dia 21 de fevereiro de 1874. No Estado do Espírito Santo, 386 italianos de origem trentina e vêneta chegaram a bordo do navio La Sofia. O que na época era um simples grupo de homens em busca de um futuro melhor, 150 anos depois se tornou uma consolidada comunidade no Brasil. Neste ano, comemora-se um século e meio daquele desembarque: 150 anos de história que unem a Itália e o Brasil de forma indissolúvel.

 

A abrangência desse vínculo, tanto econômico quanto cultural, assumiu um caráter institucional em 2008, com o reconhecimento pelo governo brasileiro do Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro.

 

celebra

Celebração marca os 150 anos da imigração italiana na Chiesetta Alpina. Padre Bruno Soppelsa, italiano do Vale do Biois, Itália, presidirá a missa

 

Em Jaraguá do Sul, um dos eventos de celebração do sesquicentenário da imigração italiana será no domingo, 16 de junho, com missa em italiano presidida pelos Padres Bruno Soppelsa, italiano do Vale do Biois, Itália, e Sérgio da Silva, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Água Verde, Jaraguá do Sul.

 

O Padre Bruno Soppelsa estará pela primeira vez no Brasil. Ele é sobrinho de Carla Andrich, que estabeleceu o primeiro contato depois de mais de um século com descendentes de Belluno que imigraram para o Brasil, particularmente à Colônia do Vale do Rio Luiz Alves, a partir de contato com Iria Tancon, que se fortaleceu ao longo de mais de duas décadas.

 

Dom Bruno, como é chamado, é missionário na Tailândia, país que tem apenas 5% da população católica. Ele é filho de Milena, irmã de Carla Andrich, e na foto está com sua tia Viviana, em visita recente que fez a ela, na Itália.

 

CELEBRAÇÃO – A missa na língua italiana é no domingo, 16 de junho, às 10h30min, na Chiesetta Alpina, seguida de almoço típico, com cartões a R$ 50,00 e crianças até 12 anos, R$ 25,00. Reservas com Odila pelo WhatsApp 99172-0769.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x