Jaraguá do Sul

Celebrando tradição e comunidade na Associação Cultural Rio da Luz

A Associação Recreativa Cultural Rio da Luz, também conhecida como Salão Barg, foi fundada em 15 de agosto de 1915 por colonizadores pomeranos e alemães.

24/08/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Em 2023, no coração do Conjunto Rural Rio da Luz, a Associação Recreativa Cultural Rio da Luz – Salão Barg realizou um dos seus eventos mais emblemáticos, unindo tradição, celebração e comunidade. A coroação das majestades anuais é um momento de reconhecimento do empenho individual e coletivo e uma celebração da herança cultural.

A Associação Recreativa Cultural Rio da Luz, também conhecida como Salão Barg, foi fundada em 15 de agosto de 1915 por colonizadores pomeranos e alemães. Desde então, tem sido um pilar na promoção da cultura e recreação da região.

Em 19 de agosto, o Salão Barg celebrou a tradicional “Festa de Rei e Rainha do Tiro ao Alvo”. O evento contou com a participação ativa dos associados, entusiastas da tradição germânica, bem como convidados de outros clubes e sociedades de tiro e bolão (schützeverein e kegelverein).

Os Departamentos Masculino e Feminino estavam representados por majestades notáveis do ano de 2022. Arnildo Ehlert reinou como o distinto rei, com Valdemar Boeder e Claudio dos Santos, como o 1º e 2º cavalheiros. Simultaneamente, Marci Ehlert foi coroada rainha, com Marli Köpp Boeder e Adila dos Santos como 1ª e 2ª princesas.

O ambiente foi animado pela Banda D’Fiebes, de Timbó. Arlete Hornburg, presidente da diretoria, foi a oradora da ocasião. Adenor Kickhoefel organizou e comandou a cerimônia de busca das majestades.

Uma menção especial foi feita a Reinoldo Kickhoefel, que dedicou 48 anos de trabalho voluntário como caixa da associação. Ele foi homenageado pela diretoria pelo seu comprometimento e serviço dedicado. (Ademir Pfiffer – Historiador e Youtuber)

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x