Estadual

Celesc usa realidade virtual para treinar eletricistas

Isso acontece na Administração Central da Celesc, em Florianópolis

12/11/2021

Por

Celesc usa realidade virtual para treinar eletricistas

Divulgação / Celesc

Para treinar eletricistas, a Celesc está usando a imersão em realidade virtual. Assim, o usuário é transportado para o ambiente de trabalho na rua, onde simula diversas atuações de eletricistas em redes de distribuição de energia. Isso acontece na Administração Central da Celesc, em Florianópolis, em uma sala de apenas 20 metros quadrados.

Enquanto a operação é realizada, todos os movimentos do usuário são captados pelas câmeras instaladas. Os movimentos das luvas e da vara de manobra são transmitidos instantaneamente e projetados, conjuntamente com o cenário selecionado, em duas telas dispostas na sala. Desse modo, o instrutor e os demais profissionais em treinamento podem acompanhar e compartilhar informações sobre as tarefas. A capacitação oferece uma gama de condições personalizáveis que tornam a experiência do usuário mais completa e diversificada.

A tecnologia de realidade virtual desenvolvida e empregada no campo da capacitação laboral consolidou-se como uma grande aliada de profissionais de diversas áreas. “No caso do Estúdio RV Celesc, o recurso mais importante é a imersão digital com os elementos reais nos diferentes cenários, onde torna-se possível simular procedimentos, vivenciar a realidade e repassar de uma grande quantidade de conhecimento em um curto espaço de tempo”, destaca o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho e coordenador do projeto que deu origem ao estúdio, Eduardo Soldateli.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x