Saúde

Central de Orientações Covid de Jaraguá é destaque em prêmio que reconhece experiências inovadoras na Saúde

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil

18/02/2022

Por

A Central de Orientações Coronavírus de Jaraguá do Sul foi indicada para a próxima etapa da avaliação das práticas habilitadas do Prêmio APS Forte do SUS- integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (16), pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil.

Ao todo, são 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

“As experiências selecionadas representam um conjunto de ações e diretrizes preconizadas pelas políticas nacionais no âmbito da APS com um olhar para a integralidade no cuidado. Desenvolvidas por grandes e pequenos municípios, as experiências escolhidas têm alto potencial de replicabilidade e respondem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS”, explica a consultora da OPAS, Iasmine Ventura.

A presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, destaca que este reconhecimento vindo de dois órgãos tão representativos na área da saúde, só confirma que Jaraguá do Sul está no caminho certo ao desenvolver ações com foco no atendimento ao cidadão. “

A pandemia de covid-19 trouxe muitos desafios para a saúde pública, então, tivemos que nos adaptar, mudar conceitos, pensar rápido em estratégias e mecanismos que facilitassem o acesso aos atendimentos. Criamos a Central de Orientações Coronavírus no início da pandemia justamente para dar esse suporte às pessoas, desde questões mais simples, como o esclarecimento de uma dúvida, por exemplo, até o atendimento médico propriamente dito”, pontua.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x