Educação

Centro de inovação é berço de startups

As startups são novas formas de negócios, especialmente voltadas para a área de tecnologia e, muitas vezes, com um produto de vida útil reduzido.

14/12/2019

Por

Centro de inovação é berço de startups

O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, administrada pela Organização Social (OS) Associação do Centro de Inovação (Novale), que tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein), conta hoje com nove startups e uma empresa âncora. As startups são novas formas de negócios, especialmente voltadas para a área de tecnologia e, muitas vezes, com um produto de vida útil reduzido.

Os Centros de Inovação, em um total e 13 no Estado, mas tendo apenas as unidades de Jaraguá do e de Lages em efetivo funcionamento, nasceram com a proposta de assessorar e incubar ideias inovadoras, mantendo uma rede de troca de experiências e protegendo a propriedade intelectual. Trata-se de uma rede de interação de oportunidades interligada com outras instituições de inovação pelo mundo. “As startups ligadas do Centro de Inovação integram o Pacto pela Inovação, motivado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Estão inseridas num ecossistema com conexões, troca de ideias e experiências, além de busca de parceiros”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Domingos Zancanaro. “Outra preocupação envolve a busca por linhas de crédito e pesquisa”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Neivor José Bussolaro.

A forma de ingresso se dá por meio de edital de chamamento, em geral disponível para inscrição no começo de cada ano, com prazo de permanência de dois anos e possibilidade de renovação, mediante avaliação. A seleção ocorre por meio da OS. Na categoria incubada, o centro oferece espaços individualizados com tamanho mínimo de oito metros quadrados. Para a incubação, são 20 os espaços que variam de 15 a 240 metros quadrados.


O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi inaugurado em 15 de junho de 2018. Trata-se de espaço com infraestrutura completa para incubação, somando 2.700 metros quadrados de área construída e investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, localizado na Rua Cesare Valentini, no bairro Três Rios do Sul. O município de Jaraguá do Sul doou o terreno de 7.216,60 metros quadrados.

Innova – O Innova Festival 2019, evento que propiciou conectividade entre pessoas, empresas e instituições no sábado (7), foi o primeiro desta natureza promovido no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. Houve mais de 20 atrações, entre palestras, feiras de negócios e exposições, incluindo painel sobre construção de ecossistemas inovadores, web summit e batalha de robôs.

O Innova Festival nasceu com o propósito de conectar e fomentar o ecossistema de inovação de Jaraguá do Sul com todo o Estado, a partir da startup Vou – Gestão de Eventos Eficiente. É uma das primeiras iniciativas a partir do Centro de Inovação de uma série de outros eventos planejados para 2020. “É por meio de eventos que as pessoas conhecem os espaços existentes que proporcionam conectividade. Trata-se de um dos pilares mais importantes para o crescimento de um ecossistema”, explica Jefferson Amendolara, da Vou – Gestão de Eventos Eficiente. Mais informações aqui.

Notícias relacionadas

x