Esportes

Cerca de 300 ciclistas no pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos

A iniciativa é dos sete municípios

11/11/2021

Por

Cerca de 300 ciclistas no pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos

Banco de imagens JDV

Jaraguá do Sul entra oficialmente no Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, a partir de sábado (13), com o pedal inaugural. A concentração está marcada para acontecer no estacionamento da Sociedade Cultura Artística (Scar), às 8h30, e a largada dos ciclistas prevista para as 9h.

Trezentos ciclistas confirmaram as inscrições, superando as expectativas dos organizadores, que haviam aberto 200 vagas, mas, devido à grande procura, este número foi ampliado para 300 participantes. Os ciclistas terão carro de apoio, água, frutas e ainda receberão um passaporte do Circuito com o carimbo da primeira etapa concluído. É recomendado aos ciclistas que não esqueçam dos itens de segurança como capacete, câmara reserva, luvas e máscara no dia do evento.

Os ciclistas sairão da Scar em direção ao Bairro Santa Luzia, atravessando a Ponte Trindade sobre o Rio Itapocuzinho em direção a Schroeder e retornando para Jaraguá do Sul pelo Parque Via Verde, numa distância prevista de 57 quilômetros.

Já aconteceram nos dias 30 de novembro e 6 de dezembro os lançamentos em Corupá e Barra Velha, no dia 13 em Jaraguá, dia 20 em Massaranduba, dia 27 em Schroeder, 5 de dezembro em São João do Itaperiú e, no dia 11, em Guaramirim.

A iniciativa é dos sete municípios, organizada pelo Colegiado de Turismo da Amvali e administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu.

Mapas e informações

O Circuito abrange os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú e possui duas rotas com quase 500 quilômetros de extensão. A Rota Serra possui no total sete trechos, que contemplam cerca de 250 km, sendo que quatro deles estão dentro dos limites geográficos de Jaraguá do Sul.

Conta com dois desafios: a subida do Manso e a da Chiesetta Alpina. “São dois atrativos a mais para os ciclistas com melhor preparo”, comenta o Assistente de Desenvolvimento Econômico, Raul Henrique dos Santos. “Geralmente, o ciclista percorre um trecho por dia, o que faz com que ele permaneça por vários dias aqui”, diz.

Já a Rota Mar é composta de cinco trechos, sendo que dois trechos estão situados no território municipal, e sua extensão total também é de aproximadamente 250 quilômetros. “O Circuito Vale dos Encantos reúne inúmeras belezas naturais e com o clima ameno da serra, variando rapidamente para o clima marcante do litoral”, diz o gerente de Turismo, Rafael Koerich.

Outro item importante e muito elogiado pelos ciclistas que vêm para o Circuito é a segurança, segundo ele. O ciclista pode baixar no celular o mapa da rota, escaneando o Código QR impresso na placa. No início de cada trecho, há um totem com um mapa onde constam todos os trechos de cada rota, diferenciados por cores e a possibilidade de baixar o roteiro para o celular, por meio do Código QR.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x