Educação

Cerca de seis mil crianças atendidas pelo projeto Musicalização Infantil em Jaraguá do Sul

A música configura-se como um elemento importante que contribui para uma educação completa

23/06/2022

Por

Cerca de seis mil crianças atendidas pelo projeto Musicalização Infantil em Jaraguá do Sul

Divulgação

A música é importante para a integração das crianças na vida escolar e estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança. Em resumo, a música configura-se como um elemento importante que contribui para uma educação completa. Além disso, quando trabalhada em harmonia com outros assuntos e áreas de estudo, ela tem o poder de auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades importantes como a criatividade, memorização e a saúde emocional.

Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto Musicalização na Educação Infantil, envolvendo 5.821 crianças de berçários, maternais e pré-escolas dos CMEIs e EMEBs da educação infantil. A justificativa do projeto diz que “trabalhar na Educação Infantil com o campo de experiência – traços, sons, cores e formas – a criança deve conviver com diferentes manifestações artísticas e culturais que apresentem experiências locais e universais, vivenciando diversas formas de expressão e linguagens, entre elas a música”.

“Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações e canções”, completa.

O Município está adquirindo instrumentos de qualidade e livros atualizados, que apresentam uma riqueza de ideias e possibilidades para colaborar com o trabalho do professor, sendo importante para que os bebês e as crianças, tenham contato com a musicalização infantil (instrumentos musicais e sons) colaborando para atingir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC.

São múltiplos instrumentos que ajudarão no aprendizado e na compreensão da criança de maneira integral.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x