Bem Estar

Checklist da construção: saiba os itens para pequenas e grandes reformas

Passo a passo vai ajudar na organização e planejamento adequados

12/04/2023

Passo a passo vai ajudar na organização e planejamento adequadosPode ser algo mais simples, como mudar a cor das paredes de um quarto, ou mais elaborado, como demolir uma parede, seja qual for a situação, para fazer qualquer tipo de reforma é preciso ter um planejamento.

 

Da criação da lista de materiais de construção até o momento da vistoria da obra, passando pelo descarte do entulho, há uma série de itens que podem facilitar a organização de uma reforma, independentemente de ser grande ou pequena.

 

Pensando nisso, organizamos um checklist com tudo o que você precisa fazer na hora de reformar a sua casa. Dessa forma, fica mais fácil alcançar o projeto dos seus sonhos sem tanta dor de cabeça.

 

Organização e planejamento são essenciais em uma obra

De modo geral, fazer qualquer tipo de reforma dentro de casa é algo custoso. Isso porque exige investimento em dinheiro e tempo, sem falar dos possíveis incômodos gerados por mudanças na rotina diária. Por outro lado, começar um projeto sem organização e planejamento dificilmente renderá bons frutos.

Sendo assim, o mais indicado quando você pretende iniciar uma obra é criar um checklist da construção, num verdadeiro passo a passo que engloba todas as principais etapas de uma reforma, como você vai observar a seguir.

 

Crie o projeto

O que você pretende com a sua reforma? Fazer uma pintura na parede ou cuidar de infiltrações? Criar um novo cômodo ou reaproveitar um espaço que já existe? Fazer um reparo básico ou ir na raiz do problema? O projeto de construção deve considerar todos os aspectos que vão nortear a sua reforma.

 

Busque boas indicações de mão de obra

A qualidade da mão de obra é fundamental para que a reforma seja feita de maneira satisfatória. Para tanto, é interessante optar por profissionais da área indicados por quem você conhece, como um parente ou vizinho. Algumas lojas de construção também podem sugerir nomes para o serviço que você precisa.

 

Faça orçamentos

Comparar preços, seja da mão de obra, seja dos materiais e peças usados na reforma, é algo indispensável, especialmente por conta do custo, por vezes, elevado. Portanto, verifique os valores e as formas de pagamentos das principais lojas e compare o melhor orçamento para a sua necessidade.

 

Prepare o imóvel

O espaço onde será realizada a reforma também precisa ser preparado. Os móveis e o piso devem ser cobertos com lençóis ou algum tipo de revestimento para evitar o acúmulo de poeira e respingos de tinta, por exemplo. Portanto, não se esqueça desse cuidado.

Compre os materiais de construção

A compra dos materiais de construção deve ser feita prezando sempre a qualidade, de modo a garantir que o resultado da reforma tenha durabilidade e segurança. Na dúvida, faça pesquisas de produtos que ofereçam o melhor custo benefício.

 

Execute o projeto

Essa etapa inclui todos os passos da obra: remoção de portas e janelas; demolição de paredes; nivelamento de paredes e pisos; impermeabilização; aplicação de ladrilhos, azulejos e porcelanatos; pintura de paredes, janelas e portas; instalação de rodapés, luzes e espelhos, etc., tudo isso engloba a execução da obra.

 

Inspecione e reforme as redes de utilidades

Durante a execução do projeto, os profissionais também devem conferir as redes de encanamento, instalações elétricas, interruptores e lâmpadas, bem como o estado da caixa d’água. Caso seja necessário, algumas dessas peças devem ser trocadas por novas.

 

Descarte o entulho corretamente

A depender do tamanho e do tipo da obra, é bem provável que haja um acúmulo de resíduos que formam o que chamamos de entulho. Esse material deve ser descartado corretamente, seja através do serviço de caçambas ou ecopontos. Outra opção é reaproveitar esses resíduos através da reciclagem.

 

Vistorie a obra finalizada

Depois de tudo pronto, é importante que a obra seja devidamente vistoriada. Nesse momento, todos os detalhes devem ser observados com mais cuidado de modo a evitar retrabalho. Observe o acabamento da pintura e do piso e veja se as caixinhas de energia estão devidamente instaladas, por exemplo.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x