Geral

Chiesetta Alpina segue fechada para obras de melhoria

Nas estações da Via Sacra estão afixadas, também, a identificação das famílias e entidades doadoras.

04/12/2020

Por

Chiesetta Alpina segue fechada para obras de melhoria

*Por Flávio José Brugnago

A Chiesetta Alpina, um dos locais mais fotografados e visitados de Jaraguá do Sul e que completa 10 anos do lançamento da pedra fundamental em 2021, continua fechada para visitação para evitar a aglomeração, a disseminação do coronavírus e, também, por conta das obras de pavimentação do pátio e ajardinamento.

A estrutura externa está sendo toda modificada. A pavimentação será ecológica, a base de paralelepípedo retirado de ruas com este revestimento e que foram substituídas por asfalto.

Foram construídos mais de 350 metros de calçada e no entorno colocadas cerca 25 toneladas de rocha para fixação das estações da Via Sacra, o novo atrativo da Chiesetta.

A obra está sendo finalizada, assim como a acessibilidade.

Para a fundição em metal das estampas, foram utilizadas como matrizes, os moldes que se encontram no interior da igreja, todas originais, doadas pelo pintor e escultor italiano Franco Murer, que já tem duas obras de arte pintadas na Chiesetta representando São Miguel Arcanjo e a saga da imigração.

Nas estações da Via Sacra estão afixadas, também, a identificação das famílias e entidades doadoras.

Está sendo colocado igualmente grama no barranco para fixação do barro para evitar a erosão.

Em cada estação está sendo plantada uma árvore (cedrinho cipreste), tornando o espaço mais acolhedor e humanizado.

 

Leia mais:

 

Ainda não existe data para reabertura.

As obras vão adentrar dezembro até próximo do natal, ou além, dependendo do clima.

Tudo é doação e dedicação de pessoas abnegadas e generosas, que doam recursos financeiros próprios, mas também o tempo e talento para a transformação daquele ambiente de paz e de oração.

Estampas são as mesmas da terra natal do Papa João Paulo I

As mesmas estampas da Via Sacra que estão sendo implantadas na Chiesetta Alpina estão na Via Crucis de Papa Luciani (João Paulo I), em Canale D’Agordo, Belluno, Norte da Itália. São belas obras de arte.

Na Itália, a Via Sacra foi inaugurada em 2008, por ocasião do trigésimo aniversário da eleição do Papa João Paulo I, nascido naquela cidade italiana encravada nas montanhas dolomitas.

Lá, o percurso inicia no centro da praça central e segue por dois quilômetros, ao longo de uma estrada que fazia a ligação com Falcade, onde o artista Franco Murer reside.

A Via Sacra da Chiesetta Alpina fará uma nova ligação espiritual com a Itália, em especial à terra natal do Papa Luciani, ao qual a Chiesetta é dedicada.

A paisagem montanhosa, guardadas as diferenças geográficas, é semelhante. É um local para uma imersão silenciosa na natureza no maciço do Boa Vista, em Jaraguá do Sul, contemplando o verde das matas e a sinuosidade dos montes que circundam uma das vistas mais belas de Santa Catarina.

 

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x