Chuva provoca quedas de muro e árvore em Jaraguá do Sul
Foto: PMJS/Divulgação
A chuva que atingiu Jaraguá do Sul no fim de semana mobilizou a Defesa Civil para atender duas situações registradas no bairro Jaraguá Esquerdo. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.
Na noite de sexta-feira (5), por volta das 19h, um muro cedeu na Rua Luiz Gonzaga Ayroso. A estrutura tombou sobre a calçada, mas os danos ficaram restritos à área física, sem causar ferimentos a pedestres ou moradores da região.
Dois dias depois, no domingo (7), por volta do meio-dia, outra ocorrência exigiu ação dos agentes. Uma árvore caiu sobre a pista na Rua João Carlos Stein, bloqueando a via. O tronco precisou ser cortado e retirado para liberar o tráfego, e, assim como no caso anterior, não houve registros de feridos.
Alerta para risco de deslizamentos
Segundo o diretor da Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados 34 milímetros de chuva durante o fim de semana. Ele destacou a preocupação com o solo encharcado, que aumenta a possibilidade de deslizamentos.
“Agora a nossa maior preocupação é com o risco de deslizamentos, devido ao solo encharcado e a chuva persistente. Orientamos os munícipes que fiquem atentos, e em caso de emergência podem ligar para o número 199 da Defesa Civil.”
Conteúdos em alta
Deslizamento de terra: fique atento aos seguintes sinais
A Defesa Civil de Santa Catarina destaca a necessidade de ficar atentos a alguns sinais em áreas com risco de deslizamento de terra. São eles:
- Inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas e paredes;
- Muros e paredes estufadas.
