Chuva e vento derrubam árvore e quatro postes na Via Verde, em Jaraguá do Sul; veja fotos
Foto: JDV/Prefeitura de Jaraguá do Sul
O temporal que atingiu Jaraguá do Sul no final da tarde de Natal (25) deixou um rastro de prejuízos em diversos bairros da cidade. Um dos pontos mais afetados foi o Parque Linear Via Verde, onde a força dos ventos derrubou uma árvore e entortou quatro postes tubulares de aço com decoração natalina. As estruturas caíram pouco depois da lombada, próximas à árvore símbolo do parque que, apesar da intensidade do vento, não sofreu maiores danos.
Estragos na Via Verde chamam atenção
As imagens do local impressionam: os postes metálicos, que sustentam luminárias e enfeites de Natal, foram dobrados com a força do vento, algo inédito na história recente do parque. A árvore caída tombou a poucos metros do Parcão, espaço destinado a pets. Houve falta de luz nas imediações e risco de acidentes, o que exigiu rápida atuação das equipes da Defesa Civil.
Defesa Civil divulga balanço dos estragos na cidade
Segundo relatório preliminar divulgado pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul, a cidade registrou 42,4mm de chuva em poucas horas. Além do episódio na Via Verde, foram registradas:
- 6 quedas de árvores (nos bairros Centro, Centenário, Chico de Paulo, Ilha da Figueira, Rio Cerro II e Tifa Martins);
- 3 destelhamentos (nos bairros Chico de Paulo, Czerniewicz e Tifa Martins);
- Queda de poste na Ilha da Figueira.
A instituição já havia emitido alerta por volta das 17h50, prevendo a possibilidade de chuva intensa com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos nas horas seguintes. A previsão se confirmou e causou transtornos localizados em vários pontos do município.
Como isso impacta sua vida?
A situação na Via Verde mostra como eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e potencialmente perigosos, mesmo em datas festivas como o Natal. Os danos a postes e estruturas públicas reforçam a importância da manutenção preventiva e da atenção redobrada da população a alertas da Defesa Civil. Ficar atento a mudanças súbitas no clima e acionar os serviços de emergência pode evitar acidentes e proteger vidas.







Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão