Colunas

Cine Guarani, de Guaramirim

No cinema, filmes bem populares da época, como faroestes italianos e com o impagável Mazzaropi.

30/07/2021

Por

Cine Guarani, de Guaramirim

Nesta foto  registramos um desfile pela Rua 28 de Agosto. Ao fundo aparece o prédio do antigo Cine Guarani, de Guaramirim, ao lado da Celesc. A foto está sem data. Possivelmente foi feita entre 1960 e1970. Nessa última década começou a pavimentação a paralelepípedos da 28 de Agosto (primeiro trecho entre a Igreja Matriz e a estação ferroviária).

No cinema, filmes bem populares da época, como faroestes italianos e com o impagável Mazzaropi. Incluindo as concorridas apresentações do “Circo e Teatro Nhana” com o palhaço Tareco e sua “trupe”. (Fonte: Antigamente em Guaramirim/postado por Eller Cristine Müller). 

CURIOSIDADES

 *A batata é originária do Peru e era desconhecida dos europeus até o descobrimento da América. Em todo o mundo existem a volta de 3.000 tipos de batatas. No Brasil, cerca de 20 espécies são conhecidas. 

*A batata inglesa crua é recomendada para as pessoas que têm problemas de estômago ou de intestino (aparentemente). Ela pode ser consumida ralada ou em suco. É o quarto alimento mais consumido do mundo, algo ao redor de 217 milhões de toneladas de batatas por ano. 

*O maior produtor mundial de batata é a China, depois a Rússia e Índia.

Cada 3.100 g de batatas cozidas representam 52 calorias e as fritas, 267. Tem muita água, vitamina B1, Vitamina C e sais minerais. Infelizmente, a maior parte se perde no cozimento.

*A batata foi, durante muito tempo, desprezada pelos europeus. Elas foram levadas para a Europa pelos colonizadores espanhóis. Os europeus só passaram a consumi-la quando o francês Augustin Parmentier descobriu, em 1769, os seus valores nutritivos.

Muitas soluções para combater os males do estômago foram apresentadas ao longo das décadas. Algumas de formas alarmantes, outras mais sutis. Neste anúncio, de 1939, a Peptocamomila era a solução para “digestão mal feita, corpo pesado e sonolência”. Todo em desenho, em cores vibrantes, com o melhor da nostalgia publicitária da época.

Em 19 de julho de 1981 nasceu em Oviedo (Espanha) o piloto bicampeão mundial de Fórmula 1 pela Renault, em 2005 e 2006, Fernando Alonso Díaz. Também foi vice-campeão da modalidade em 2010, 2012 e 2013 correndo pela Ferrari. Atualmente pilotando na equipe da Alpine, Alonso ocupa o 11º lugar na temporada 2021, com 26 pontos.

Notícias relacionadas

x