Jaraguá do Sul | 29/01/2026 | Atualizado em: 29/01/26 ás 16:01

Sabia que Jaraguá do Sul tem um Clube do Livro há mais de 10 anos? Conheça e saiba como participar, é gratuito

PUBLICIDADE
Sabia que Jaraguá do Sul tem um Clube do Livro há mais de 10 anos? Conheça e saiba como participar, é gratuito

Foto: Arquivo pessoal de Francine Murara

Muita gente adora ler, mas nem sempre tem com quem conversar sobre os livros. A sensação de terminar uma história marcante e não encontrar ninguém para compartilhar ideias, dúvidas ou emoções é mais comum do que parece. Foi justamente para preencher essa lacuna que surgiu o Clube do Livro de Jaraguá do Sul, um espaço coletivo de escuta, acolhimento e troca, que há 10 anos reúne pessoas apaixonadas por literatura.

Foi desse desejo de dividir leituras e trocar ideias que nasceu uma amizade duradoura. Francine Murara e Carlos se conheceram ainda adolescentes, entre os corredores da biblioteca pública de Jaraguá do Sul. Ela tinha 16 anos, ele 14. Unidos pelo amor aos livros, construíram um vínculo que, anos depois, ganharia forma coletiva e transformadora: o Clube do Livro.

De uma conexão literária a um projeto coletivo

A ideia de fundar um clube de leitura surgiu naturalmente. A paixão compartilhada pelos livros evoluiu para um desejo comum: envolver mais pessoas e transformar a leitura em experiência coletiva.

Assim, em 2015, nasceu o Clube do Livro de Jaraguá do Sul. Desde então, o grupo se reúne todos os meses para debater obras cuidadosamente escolhidas, numa atmosfera acolhedora, respeitosa e empática.

Encontro presencial do Clube do Livro em Jaraguá com roda de leitores debatendo “A Redoma de Vidro”
Foto: Arquivo pessoal de Francine Murara

Francine explica que as leituras são sugeridas pelos próprios participantes, com apoio de uma curadoria que busca pluralidade de temas, estilos e autores.

“Prezamos, acima de tudo, pela empatia e pelo respeito durante todo o debate, criando um ambiente seguro para a troca de ideias”, destaca.

Saiba como participar:

Os encontros acontecem sempre no terceiro sábado de cada mês, às 10h, atualmente na Unisociesc. A participação é totalmente gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, basta ter lido o livro do mês e estar disposto a compartilhar e escutar. Em média, entre 20 e 30 pessoas participam a cada encontro.

Para saber mais sobre o Clube e tirar dúvidas basta mandar uma mensagem no Instagram deles: @clubedolivrodejguadosul.

Confira os livros que serão lidos esse ano:

Literatura como espaço de acolhimento e transformação

Mais do que uma roda de conversa sobre livros, o grupo se tornou uma espécie de comunidade afetiva. Durante os três anos de pandemia (2020 a 2023), os encontros foram mantidos no formato online.

Em 2024, a volta aos encontros presenciais reacendeu a energia dos debates cara a cara e fortaleceu ainda mais os vínculos entre os membros.

Participantes do Clube do Livro de Jaraguá do Sul exibem obras em encontro virtual durante a pandemia
Foto: Arquivo pessoal de Francine Murara

O impacto do Clube do Livro vai além da leitura. Muitos participantes relatam transformações significativas em suas trajetórias: retomada do hábito de ler, descoberta de novos autores, superação da timidez ao falar em público e, principalmente, o sentimento de pertencimento.

Para Francine, debater livros é um exercício de cidadania. “Em tempos de discursos fechados e pouca escuta, o encontro com o outro, e com a alteridade dos personagens, amplia o nosso olhar”, destaca.

Segundo ela, o debate literário é um convite à escuta ativa, à alteridade e ao respeito pelas diferenças. “Ao nos colocar diante de personagens, narradores e leitores diferentes de nós, a leitura compartilhada nos lembra que é justamente na diferença, e não na homogeneidade, que reside a possibilidade de crescimento, diálogo e construção de uma sociedade mais crítica, empática e democrática.”

O Clube também amadureceu junto com seus participantes. “Mudamos algumas vezes de casa, crescemos como grupo e compartilhamos não apenas ficção, mas também a vida, os afetos e os processos de construção de cada um”, reflete Francine.

O futuro, segundo ela, passa por descobrir novos livros, novos leitores e novas opiniões, sempre mantendo vivo esse espaço de encontro, respeito e afeto.

Como isso impacta sua vida?

Iniciativas como o Clube do Livro mostram que a leitura pode ser muito mais do que um hábito solitário. Em Jaraguá do Sul, esse grupo fortalece laços comunitários, estimula o pensamento crítico e oferece um espaço raro de troca respeitosa em tempos de polarização. Participar é simples: basta ler o livro e chegar junto.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br