Schützenfest 2025 terá a maior cobertura fotográfica da história com espaço instagramável
Foto: IA/JDV
A tradicional Schützenfest de Jaraguá do Sul ganhará em 2025 um reforço inédito na forma como os visitantes registram suas memórias. Pela primeira vez, o JDV e a plataforma Banlek terão um estande conjunto na festa, com foco em fotos personalizadas e profissionais, com tecnologia e uma proposta visual marcante.
O espaço será totalmente instagramável, com ambientação assinada pelo artista visual gaúcho Márcio Paloschi, radicado em Jaraguá. A proposta foi desenvolvida com resíduos têxteis (Feltron) provenientes da produção de chapéus das festas germânicas, tendo como base os princípios da economia criativa.
No painel, os visitantes poderão registrar suas próprias fotos. Paralelamente, a equipe da Banlek/JDV estará registrando todos os ambientes da festa.
E quem quiser ter acesso aos cliques dos fotógrafos, poderá procurar na plataforma por meio do link: fotos.jdv.com.br.
Fotos com reconhecimento facial e preço acessível
O diferencial da cobertura da Banlek está na tecnologia: após o evento, é possível acessar o site e buscar suas fotos automaticamente por reconhecimento facial – o sistema identifica tanto imagens feitas no estande quanto durante toda a festa. Também há opção de compra direta com valores acessíveis.
Criada em Jaraguá do Sul, a Banlek é hoje a maior plataforma de fotos da América Latina, conectando milhares de usuários a imagens de eventos como casamentos, aniversários, provas esportivas e festivais populares. A startup ganhou projeção nacional após ser destaque na revista Exame, e oferece aos fotógrafos uma estrutura completa de loja online, automação de vendas, cupons e controle de portfólio.
Conteúdos em alta

>> Leia também: Startup criada em Jaraguá do Sul vira a maior plataforma de fotos da América Latina
A proposta não é novidade para quem já visitou a Oktoberfest de Blumenau, onde a Banlek realiza a cobertura oficial. Em 2025, na 40ª edição da festa, a startup foi novamente responsável por disponibilizar fotos com busca facial em tempo real. É a mesma tecnologia que agora será usada na Schützenfest, permitindo que visitantes de Jaraguá encontrem com facilidade suas imagens, seja no estande, nos pavilhões ou no tradicional desfile.
Estande imerso em arte e sustentabilidade
A decoração do espaço será marcada por peças criadas a partir de resíduos têxteis (Feltron) da Marcatto Chapéus, empresa jaraguaense centenária que é referência nacional em qualidade e tradição na produção de chapéus.
Os materiais, provenientes das sobras do processo produtivo, foram ressignificados em uma colaboração especial com o artista visual Márcio Paloschi, resultando em uma ambientação que une arte, identidade e consciência ambiental.
Natural do Rio Grande do Sul e radicado em Jaraguá, Márcio Paloschi é artista, figurinista e pesquisador, formado em Artes Visuais e Design de Moda. Sua trajetória transita entre o teatro, a ópera e o carnaval, sempre explorando linguagens criativas e sustentáveis.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão a assinatura cenográfica do desfile da Acadêmicos da Grande Rio, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022, e os figurinos criados para o FEMUSC, em Jaraguá do Sul. Além disso, sua parceria com a SOL Paragliders resultou em projetos de reaproveitamento têxtil que circularam pelo Brasil e pela Europa, reforçando sua pesquisa sobre arte e sustentabilidade.
O estande este ano vai propor uma experiência que integra cultura, design e sustentabilidade, celebrando a criatividade e a inovação no coração da maior festa tradicional do Norte catarinense.
Como isso impacta sua vida?
A edição 2025 da Schützenfest promete não apenas mais uma rodada de chope e trajes típicos, mas uma forma inovadora de guardar memórias. O estande do JDV com a Banlek entrega uma experiência acessível e personalizada, valorizando o talento local e a consciência ambiental. É mais uma prova de que tradição e inovação podem brindar juntas.

Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.